Cofidis reforça presença no crédito automóvel

Compra do Banif Mais foi concluída. Este está a ser o melhor ano desde 2010 na venda de carros.

Foto
O crédito à compra de carros é a principal actividade do Banif Mais Adriano Miranda

A Cofidis, uma multinacional de crédito ao consumo, concretizou a compra do Banif Mais, um banco de crédito especializado. A aquisição, por 400 milhões de euros, permite àquela empresa reforçar a oferta de crédito automóvel numa altura em que este sector está em alta.

A transacção tinha já sido anunciada no final do ano passado e foi concluída nesta quinta-feira. Num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, o Banif informou que vendeu à francesa Cofidis Participations a sua quota de quase 86% no capital da empresa Banif Mais SGPS, que, por sua vez, é dona de todo o capital do Banco Banif Mais.  

O Banif Mais, cuja principal actividade é a concessão de crédito para a compra de carros e que tem também um negócio de empréstimos a empresas do ramo automóvel, terminou 2014 com um lucro de 21,8 milhões de euros, mais 18% do que no ano anterior. Empregava então 320 pessoas.  

De acordo com a análise da Autoridade da Concorrência, que teve de autorizar o negócio, a Cofidis tem uma quota de mercado no crédito automóvel que será, no máximo, de 10%, o mesmo que o Banif Mais (os valores exactos não foram divulgados, por questões de confidencialidade). Feitas as contas apenas ao universo representado pela Associação de Instituições de Crédito Especializado, a presença da Cofidis está algures entre 0% e 5% e a do banco, entre 10% e 20%. Isto significa que, dentro desta amostra, a Cofidis vai, pelo menos, duplicar a quota. 

Ambas as empresas têm também uma fatia do mercado de crédito ao consumo geral que não ultrapassa os 10% em cada uma. 

O sector automóvel tem mostrado sinais de forte retoma e é um dos impulsionadores do aumento do crédito ao consumo observado recentemente pelo Banco de Portugal. Desde meados de 2013 que o mercado está a recuperar de uma queda abrupta sofrida durante a crise financeira. A venda de automóveis ligeiros (que são frequentemente vistos como um indicador do sentimento dos consumidores) cresceu 34,8% no ano passado. Este ano, entre Janeiro e Maio, a subida foi de 32,5%, segundo números da Associação Automóvel de Portugal. Os 79.585 carros vendidos neste período são o melhor valor desde 2010, um ano que também foi de forte crescimento.

O Banif continuará a trabalhar com o Banif Mais, através de uma "parceria estratégica de distribuição e crossselling [vendas cruzadas] para a área do crédito especializado ao financiamento de veículos", informou ainda o banco.

Sugerir correcção
Comentar