Marques’Almeida entre os oito finalistas do prémio Louis Vuitton

Dupla portuguesa que trabalha em Londres na shortlist da segunda edição do LVMH Prize, que apoia jovens designers.

Foto
Desfile da dupla Marques'Almeida na semana da moda de Londres, em Fevereiro de 2014 BEN STANSALL/AFP

Os designers de moda portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, a trabalhar em Londres desde 2009, estão na short list de oito finalistas da segunda edição do prémio anual da gigante do luxo Louis Vuitton-Moet Hennessy (LVMH). De um total de mil candidaturas recebidas, foram escolhidos sete europeus e um norte-americano numa competição que representa um ano de acompanhamento por mentores do grupo francês e um prémio no valor de 300 mil euros.

Os nomes de Arthur Arbesser, a dupla Coperni Femme (composta por Arnaud Vaillant e Sebastien Meyer), Craig Green, Faustine Steinmetz, Jacquemus, Virgil Abloh, Vetements e os portugueses Marques’Almeida foram anunciados esta madrugada. De entre os oito, apenas dois (Craig Green e Virgil Abloh) desenham coordenados masculinos.

A dupla portuguesa seleccionada, reconhecida pelos seus trabalhos com denim, apresentou em Fevereiro a sua colecção para o Inverno 2016 na semana da moda de Londres, na plataforma NewGen. O jornal britânico Guardian descreveu a apresentação dos designers de moda portugueses como “o ponto algo do dia final” da semana da moda londrina. Já o Telegraph, que realça o uso de brocados que se juntaram às gangas, antecipa um “futuro brilhante” para os portugueses que dizem ter saído da sua zona de conforto com a nova colecção.

Para a selecção dos oito finalistas, os 26 designers escolhidos em Fevereiro apresentaram o seu trabalho nos dias 4 e 5 de Março (durante a semana da moda de pronto-a-vestir de Paris) na sede do grupo LMVH perante um grupo de 45 especialistas da indústria da moda – entre eles a crítica de moda Cathy Horyn, a editora da Vogue China Angelica Cheung, os responsáveis pelo site de vendas Net-a-Porter ou dos armazéns Bergdorf Goodman, o director da revista Dazed Jefferson Hack, a maquilhadora Pat McGrath e o fotógrafo de moda Juergen Teller.

“Os designers que entraram na competição pelo LVMH Prize de 2015 surpreenderam-nos realmente e impressionaram-nos com a sua diversidade, ideias e entusiasmo. Embora muito jovens, são extremamente talentosos”, disse Delphine Arnault, presidente executiva do grupo, num comunicado citado pelo site Business of Fashion.

A grande final acontece a 22 de Maio, na Fundação Louis Vuitton, em Paris, onde os oito nomes da short list apresentarão as suas colecções a um júri composto por nove directores criativos das principais casas e marcas de moda do grupo – Karl Lagerfeld (Chanel), Marc Jacobs, Nicolas Ghesquière (Vuitton), Raf Simons (Dior), Phoebe Philo (Céline), Riccardo Tisci (Givenchy), Jonathan Anderson (Loewe) e Humberto Leon e Carol Lim (Opening Ceremony e Kenzo) – e por elementos da direcção executiva do grupo LMVH.

Sugerir correcção
Comentar