Famoso youtuber alega ter sido expulso de voo por falar em árabe

Adam Saleh, de 23 anos, é conhecido pelas brincadeiras que partilha no Youtube. E algumas já geraram polémica.

Foto
Twitter/Adam Saleh

O youtuber Adam Saleh de 23 anos, conhecido por protagonizar as mais variadas brincadeiras partilhadas no Youtube, estava a falar ao telefone com a mãe em árabe quando foi expulso do avião da companhia aérea Delta Airlines, que iria estabelecer ligação entre Londres e Nova Iorque.

Esta é, pelo menos, a versão que Saleh dá à BBC: “A senhora gritou: ‘O que é que ele está a dizer?’ e disse que se sentia desconfortável. O capitão chegou e perguntou o que se passava.” Então, revela, foi acompanhado até à saída da aeronave: “Eu estava tão enojado que filmei um vídeo enquanto era convidado a sair.”

Saleh publicou as filmagens nas redes sociais que se tornaram, quase de imediato, virais, com, por exemplo, cinco milhões de visualizações no Facebook. Também a hashtag #BoycottDelta começou a circular na Internet.

“Fora do avião disseram-nos que estávamos a ser demasiado barulhentos. Não se expulsa alguém só porque está a ser barulhento!”, diz Adam Saleh que foi expulso juntamente com um amigo que o acompanhava na viagem.

A companhia aérea reagiu ao incidente confirmando a expulsão dos dois envolvidos: “Dois clientes foram retirados deste voo depois de um distúrbio na cabine que fez com que mais de 20 clientes expressassem o seu desconforto. Mais tarde a viagem foi remarcada.”

No entanto, a Delta diz que vai esclarecer o que se passou. “Estamos a fazer uma análise completa à situação para perceber o que aconteceu. Estamos a levar muito a sério as alegações de discriminação. A nossa cultura requer o tratamento dos outros com respeito”.

Um dos factores que contribuiu para a visibilidade deste alegado incidente é o facto de Saleh ser já conhecido na Internet, onde se intitula de “um idiota profissional”. São vários os vídeos no Youtube com partidas protagonizadas por si. E algumas causaram polémica.

Em concreto, já neste mês de Dezembro, Saleh filmou-se a ser colocado numa mala alegando que iria viajar na bagageira do avião que faria a ligação entre as cidades australianas de Melbourne e Sydney. As imagens mostram o processo que antecede o voo e que se segue ao mesmo.

No entanto, os responsáveis do aeroporto de Melbourne tiveram acesso à brincadeira, que teve mais de 700 mil visualizações no Youtube, e divulgaram as imagens das câmaras de segurança que comprovam que tudo não passou de uma encenação. Isto porque, o youtuber é filmado a entrar no avião como qualquer outro passageiro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários