PSD-Açores critica plano: Foi feito para "sacar dinheiro"

Foto
Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma estar "a acompanhar com atenção" a situação na Base das Lajes Miguel Madeira

O PSD-Açores olha para o PREIT como a prova de que as políticas socialistas falharam no arquipélago. “O Plano foi feito para os Açores sacarem dinheiro à República e aos Estados Unidos, para o governo receber um cheque em branco”, acusa, ao PÚBLICO, o deputado social-democrata açoriano António Ventura.

O parlamentar responsabiliza os sucessivos governos socialistas de Ponta Delgada pela situação grave que a ilha Terceira atravessa. “Governam a região há 20 anos com estabilidade, pois tiveram maiorias absolutas, e dinheiro, já que receberam 2,6 mil milhões de euros de fundos comunitários desde 2000”, argumenta o deputado em São Bento, dizendo que o chefe do executivo açoriano quer atirar dinheiro para os problemas. “Essa não pode ser a receita”, defende, acusando o governo regional de querer, através do PREIT, “esconder” a falta de uma estratégia para a Terceira e para os Açores.

“Este projecto de resolução é mais um exemplo, pois não passa de uma forma de empurrar o assunto para a frente”, continua António Ventura, acrescentando que as Lajes deveriam ter sido faladas por altura do debate do Orçamento de Estado para este ano.

Para o deputado, a nova postura norte-americana em relação às Lajes, embora negativa para a Terceira e para a região, deveria constituir uma oportunidade para repensar estratégias para aquela ilha.  “A Terceira está cheia de potencialidades adormecidas, como o turismo, a ciência, a geopolítica e até a própria agricultura”, nota o deputado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários