Passos acusa Costa de não apresentar reformas mas apenas objectivos

As intervenções de Passos Coelho suscitaram uma salva de palmas de pé dos deputados sociais-democratas.

Foto
Enric Vives-Rubio

O líder do PSD Pedro Passos Coelho acusou o primeiro-ministro de não apresentar reformas mas apenas objectivos e de tomar medidas que estão “erradas”. No debate quinzenal em que António Costa apresentou o Programa Nacional de Reformas, o duelo entre os dois líderes deixou transparecer divergências.

“O senhor não trouxe reforma nenhuma. Não queremos falar só dos objectivos. É preciso saber que estratégia se segue”, apontou Passos Coelho que deu um exemplo como uma das medidas já tomadas pelo actual Governo na área da educação. “Acabar com os exames no ensino é pior para o ensino. O senhor está a fazer a estratégia errada”, disse. Apesar de se mostrar disponível para debater propostas, Passos Coelho já condenou as que são conhecidas: “Estão erradas”. As intervenções suscitaram uma salva de palmas de pé dos deputados sociais-democratas, o que mereceu um comentário irónico de António Costa ao felicitar Passos Coelho pelo “sucesso” que tem no seu grupo parlamentar.

Na resposta, o primeiro-ministro acusou Passos Coelho de ter tomado medidas erradas enquanto chefe de Governo e de ter uma estratégia de cortar rendimentos. “A diferença de estratégia é que para nós a prioridade é promover o sucesso educativo das crianças. Quanto mais exames mais chumbos existem, mais se apura a raça dos eleitos”, afirmou. Passos Coelho desafiou ainda António Costa a responder às perguntas enviadas pela bancada do PSD sobre a sua intervenção para garantir a estabilidade do sistema financeiro, mas até agora o primeiro-ministro optou por não responder.  

Sugerir correcção
Ler 21 comentários