Costa debate "Brexit" e comunidade portuguesa

Primeiro-ministro visita oficialmente o Luxemburgo nesta quarta-feira.

Foto
Primeiro-ministro passa esta quarta-feira no Luxemburgo LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

Um memorando de entendimento sobre a promoção da língua e da cultura portuguesas no Luxemburgo é assinado esta quarta-feira pelos primeiros-ministros português e luxemburguês, durante a visita de António Costa àquele país.

O futuro da União Europeia após a saída do Reino Unido e a condução deste processo será o outro tema central da visita oficial de António Costa ao Luxemburgo, onde se reunirá com o Grão-Duque, Henrique Guilherme, e com o primeiro-ministro, Xavier Bettel, além de visitar o Parlamento luxemburguês, sendo recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Mars Di Barolomeo.

Depois de uma visita de António Costa a empresas startups, no Hub Criativo, a viagem oficial termina com uma recepção à comunidade portuguesa, na qual estarão cerca de mil pessoas em representação dos cerca de 93 mil portugueses (nascidos em Portugal, e não luso-descendentes) que vivem naquele país, representando 16% da população e 35% das comunidades estrangeiras, das quais a portuguesa é a maior. Contudo, as relações comerciais com o Luxemburgo registam saldo negativo para Portugal.

O acordo sobre a língua tem como objectivo promover o ensino do português no primeiro ciclo de ensino, o pré-escolar, bem como no básico e no secundário. O ensino do português será assegurado por professores portugueses e luxemburgueses.

 

Sugerir correcção
Comentar