Oliver Röpke: “Estamos a assistir a um recuo no progresso social”

Oliver Röpke, presidente do Comité Económico e Social Europeu, alerta que, quando os direitos fundamentais estão a ser atacados, “as organizações da sociedade civil estão entre as primeiras vítimas”.

Foto
Oliver Röpke, presidente do Comité Económico e Social Europeu Lukasz Kobus/Reuters
Ouça este artigo
00:00
06:09

A três meses das eleições para o Parlamento Europeu (PE), e num momento em que a extrema-direita e os partidos populistas ganham terreno, o Comité Económico e Social Europeu (​CESE) organizou, entre 4 e 7 de Março, a primeira Semana da Sociedade Civil, em Bruxelas, para ouvir as preocupações de dezenas de organizações não-governamentais quanto ao caminho a seguir nos próximos cinco anos e para tentar contrariar a abstenção. Em entrevista ao PÚBLICO, Oliver Röpke, presidente do órgão consultivo europeu que junta associações de empregadores, sindicatos e outras organizações, defende que o reforço da democracia se faz dando mais espaço à sociedade civil e combatendo a desinformação. Quanto à aprovação de uma directiva para o trabalho em plataformas digitais, o responsável considera-a "absolutamente necessária" para manter "a promessa do pilar social europeu".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários