Morreu Angus Cloud, o “Fez” de Euphoria

Actor norte-americano tinha 25 anos. Era “o centro espiritual” da série sobre jovens e drogas da HBO Max, lamentou o músico Questlove. “Não existia ninguém como ele”, diz o criador de Euphoria.

Foto
Angus Cloud morreu aos 25 anos EDDY CHEN/Reuters/HBO
Ouça este artigo
00:00
03:20

Angus Cloud, o actor celebrizado pela interpretação do traficante de droga "Fez" na série da HBO Euphoria, morreu esta segunda-feira, aos 25 anos, em Oakland, na Califórnia. "É com coração pesado que tivemos de dizer adeus a um incrível ser humano", anunciou a família de Cloud num comunicado citado pela revista Variety.

"Angus falava abertamente dos seus problemas de saúde mental e esperamos que a sua partida possa recordar outras pessoas de que não estão sozinhas e que não devem travar esta luta em silêncio", lê-se ainda na missiva.

Nas horas após a notícia da sua morte, a equipa de Euphoria e outras personalidades de Hollywood reagiram com pesar ao seu desaparecimento. O músico e produtor Questlove descreveu-o como a sua "personagem favorita" e escreveu na rede social Instagram que Fez era "o centro espiritual de Euphoria", enquanto o criador da série, Sam Levinson, partilhou em comunicado que "não existia ninguém como Angus. Ele era tão especial, tão talentoso e demasiado jovem para nos deixar tão cedo. Ele também lutava, como tantos de nós, com dependências e depressão. Espero que ele soubesse quantos corações tocou. Adorava-o. Amava-o. Sempre amarei".

Também em comunicado, a HBO lamentou a perda de "um imensamente talentoso e amado membro da família HBO e Euphoria", uma das séries de maior sucesso junto do público jovem (e não só) do canal. Outros actores, como Rachel Zegler, Evan Ross Katz, Colman Domingo ou Mason Shea Joyce, que interpretou a versão mais jovem de Fez na série, lamentaram a sua morte e enviaram mensagens de sensibilização sobre saúde mental e suicídio.

O site TMZ indica que o actor norte-americano, que perdera o pai há uma semana, terá sido vítima de overdose e que Cloud se debatia com pensamentos suicidas desde que voltara da Irlanda após o funeral do pai, citando uma fonte próxima da família. O mesmo site indica que a mãe do actor telefonou à polícia de Oakland, onde Angus Cloud nasceu a 10 de Julho de 1998 e vivia, reportando uma "possível overdose" na segunda-feira.

Angus Cloud contracenou com Zendaya, Hunter Schafer e Sydney Sweeney, entre outros, na popular e premiada série que retrata as relações entre um grupo de adolescentes a braços com problemas de dependência, de afectos e de identidade.

O actor foi escolhido para interpretar a personagem de Fez não num casting convencional mas quando foi visto na rua, em Manhattan (Nova Iorque). “Nunca tive qualquer vontade de trabalhar enquanto actor. Acho que estava no sítio certo à hora certa", disse Cloud ao New York Times numa entrevista de 2022. A sua personagem em Euphoria acabou por ganhar mais destaque, sobretudo na segunda temporada. Antes disso, Angus Cloud tinha trabalhado num restaurante e no teatro, a construir cenários e na área da iluminação, segundo um perfil que lhe dedicou a revista GQ.

A série terá uma terceira temporada, que Levinson se encontrava já a escrever quando os argumentistas norte-americanos entraram em greve no início de Maio. Não há ainda informações sobre que destino encontrará o autor para a personagem de Fez.

Angus Cloud tinha alguns papéis alinhados para o futuro próximo, nomeadamente num filme do estúdio Universal, bem como para dois títulos no género de terror, Your Lucky Day e Freaky Tales. O seu currículo antes de Euphoria inclui participações em filmes como North Hollywood (2021) e The Line (2023) ou vídeos para os músicos Noah Cyrus, Becky G & Karol G e Juice WRLD.

Sugerir correcção
Comentar