Comissão pede reforço de 66 mil milhões de euros do orçamento comunitário
Revisão intercalar do quadro financeiro plurianual até 2027 inclui novo instrumento de apoio à Ucrânia e aumento das verbas para gestão dos fluxos migratórios e promoção da competitividade da UE.
A Comissão Europeia quer inscrever um novo instrumento permanente integrado no actual quadro financeiro plurianual até 2027, para garantir o apoio necessário para a Ucrânia “vencer a guerra e ganhar a paz”. Trata-se de uma reserva de 50 mil milhões de euros, dos quais 17 mil milhões em subsídios e 33 mil milhões em empréstimos, que permitirão “calibrar o apoio financeiro da União Europeia à Ucrânia em função da evolução da situação no terreno, durante os próximos quatro anos”, justificou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.