O primeiro grande acontecimento de Cannes é Steve McQueen

Um documentário de quatro horas, sem uma única imagem de arquivo, sobre Amesterdão debaixo da ocupação nazi: Occupied City.

Foto
Embora a narrativa foque a Amesterdão ocupada da Segunda Guerra Mundial, as imagens são de hoje: isto é, dos dias da pandemia DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

Quinze anos depois de Fome, Câmara de Ouro nessa edição de 2008 (isto é, o prémio para o melhor primeiro filme), o britânico Steve McQueen, cineasta, produtor, escultor, fotógrafo, artista visual, pisa o mesmo palco de Cannes para mostrar aquele que é o primeiro grande acontecimento não porque tenha quatro horas de duração... da 76.ª edição do festival: Occupied City. Foi uma sessão especial, especialíssima. A "cidade ocupada" é Amesterdão, onde McQueen vive há 27 anos. Ele comenta que vive ali há tanto tempo e tinha "debaixo do colchão" uma história, sem se aperceber de que ela estava lá.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários