José Pinho (1953-2023): o homem da Ler Devagar que reinventou a livraria de fundos contra o império das novidades

Fundador da Ler Devagar, instalada na LX Factory desde 2009, e do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, o livreiro e dinamizador cultural morreu esta terça-feira, aos 69 anos.

Foto
José Pinho no Folio, festival literário em Óbidos em 2022 rui gaudêncio
Ouça este artigo
--:--
--:--

O livreiro e editor José Pinho, fundador da livraria Ler Devagar, combativo presidente da Rede de Livrarias Independentes nos anos difíceis da pandemia, responsável dos festivais Folio e Latitudes, em Óbidos, e Lisboa 5L, na capital, morreu esta terça-feira, aos 69 anos, confirmou o PÚBLICO junto da família. Com a criação da primeira Ler Devagar no Bairro Alto, recriou com sucesso o modelo da livraria de fundos, comprando e vendendo a preço mais baixo os milhares de títulos que anualmente se acumulam nos armazéns das editoras e distribuidoras.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários