Concursos de professores: da gestão local à vinculação dinâmica, o que muda?

Entrou em vigor, nesta terça-feira, o novo regime de gestão e recrutamento dos professores que, segundo o Governo, tem como principal objectivo “combater a precariedade”. Professores contestam.

Foto
Protestos dos professores duram desde Dezembro Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
09:05

O chamado “diploma dos concursos dos professores” foi alvo de negociações com os sindicatos, que se prolongaram por cinco meses e terminaram sem acordo. Foi aprovado pelo Governo em Março e promulgado pelo Presidente da República nesta segunda-feira, contra a vontade dos docentes, que, em inúmeras mensagens, apelaram a Marcelo para que o vetasse. Afirmam que ao contrário do que é dito pelo Governo, o novo diploma agravará o regime de “casa às costas” em que vivem muitos dos contratados. Mas o que muda afinal? O PÚBLICO passa em revista o essencial do Decreto-Lei n.º 32-A/2023.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários