Mais gripe, menos covid-19 e a mortalidade volta a estar acima do esperado

A actividade epidémica da gripe apresentou uma tendência crescente, sendo predominante o subtipo A (H3), associado a maior gravidade nas populações mais vulneráveis.

Foto
Início da campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19, em Setembro Tiago Lopes

A actividade epidémica da gripe aumentou e os casos de infecção por SARS-CoV-2 diminuíram na semana entre 12 e 18 de Dezembro, em que a mortalidade geral voltou a estar acima do esperado, segundo o Relatório de Resposta Sazonal em Saúde.

O documento da Direcção Geral da Saúde (DGS) indica que neste período se observou uma ligeira subida da temperatura do ar, acima do esperado para esta época do ano.

A actividade epidémica da gripe apresentou uma tendência crescente, com "um predomínio do subtipo A(H3)(92,1%), associado a maior gravidade nas populações mais vulneráveis. Foi também identificado o subtipo A(H1) pdm09 (7,5%).

Por outro lado, a notificação de casos de infecção por SARS-CoV-2 apresentou uma tendência decrescente.

Neste período, aumentou em 24,7% as consultas nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), face à semana anterior, e registou-se uma ligeira diminuição da proporção de consultas por síndrome gripal (- 0.16 pontos percentuais).

A procura do SNS24 (atendimentos) estabilizou e a procura do INEM (chamadas) aumentou face à semana anterior.

O relatório dá conta de uma cobertura vacinal elevada tanto contra a covid-19 como contra a gripe.

A cobertura vacinal contra a gripe (73%) encontra-se próxima da recomendada pelo ECDC e a OMS (75%) para os grupos etários com 65 ou mais anos.

Sugerir correcção
Comentar