António Lobo Antunes aos 80 anos: romance novo em Outubro, biblioteca em 2024

No aniversário do escritor, que se cumpre esta quinta-feira, duas notícias com o seu nome: uma biblioteca municipal que incluirá um centro interpretativo da sua obra, no bairro lisboeta onde nasceu e cresceu, e um novo livro, O Tamanho do Mundo.

Foto
Antonio Lobo Antunes em sua casa, em 2009 Rui Gaudêncio

O anúncio foi feito num dia simbólico. A Biblioteca de Benfica António Lobo Antunes irá abrir ao público em 2024 no edifício da antiga Fábrica Simões. Ainda em obras, mas com a fachada pronta, o prédio da Avenida Gomes Pereira que em tempos foi uma unidade fabril e agora se reconverte em empreendimento de luxo irá acolher o espólio literário do escritor que cumpre 80 anos neste dia 1 de Setembro. Situado no bairro onde o autor de nasceu em 1942, este novo equipamento – a 19.ª biblioteca municipal de Lisboa – ocupará dois pisos, numa área total de 1850 metros quadrados, parte dos quais destinados a acolher os cerca de 20 mil volumes que compõem a biblioteca pessoal de Lobo Antunes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar