Mais de 640 operacionais combatem incêndio na Covilhã. 70 concelhos em risco máximo de incêndio

Durante a tarde de domingo, três bombeiros foram retirados do teatro de operações por razão de “doença, queimadura e trauma”.

Foto
Adriano Miranda

Mais de 640 operacionais combatiam, por volta das 2h, o incêndio na localidade de Garrocho, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, segundo dados da Protecção Civil.

Pelas 2h, 642 operacionais estavam no terreno, apoiados por 192 viaturas, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), no combate ao incêndio de Garrocho, activo desde as 3h18 de sábado.

Os sete meios aéreos que actuaram no terreno durante o dia de domingo foram retirados com o aproximar da noite.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco disse à Lusa no domingo à noite que a Estrada Nacional 338, que “liga a zona de Piornos a Manteigas”, continuava cortada e que não havia indicação de que casas estejam em perigo.

Durante a tarde de domingo, três bombeiros foram retirados do teatro de operações por razão de “doença, queimadura e trauma”, tendo dois deles sido transportados para um hospital e outro recebido assistência num centro de saúde, segundo a mesma fonte.

70 concelhos sob risco máximo

Cerca de 70 concelhos do interior Norte e Centro do país estão em perigo máximo de incêndio rural esta segunda-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos que estão sob este alerta do IPMA localizam-se nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra, de acordo com a informação publicada no “site” do instituto.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio rural mais de 60 municípios dos distritos Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para esta sexta-feira, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para nebulosidade no litoral oeste até final da manhã, a poder persistir em alguns locais, e no interior Norte durante a tarde. O vento vai soprar fraco e as temperaturas não terão alteração significativa.

As temperaturas as mínimas vão oscilar entre os 23 graus Celsius (Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria, Évora e Beja) e os 21º em Bragança e as máximas entre os 21º (Viana do Castelo e Porto) 36º (Bragança e Castelo Branco).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários