Cérebro, esse nosso grande inimigo

O nosso cérebro, por vezes, tende a iludir-nos e a enganar-nos. Um bom emprego, um salário alto e casar pode não nos fazer tão felizes como pensamos. Além disso, a mente tem o hábito pouco saudável de tecer comparações com base em pontos de referência, o que faz com que tenhamos uma visão “deturpada” da realidade.

Foto
É possível o cérebro boicotar a felicidade que cada um pensa que quer José Alves

“Agora já sabes, e saber é metade do caminho.” Quem está familiarizado com a série de televisão americana G.I. Joe, lançada nos anos 1980, certamente reconhecerá esta expressão traduzida livremente para português da expressão Now you know, and knowing is half the battle”, que aparecia no final de cada episódio. Mas poderão não saber que se trata de uma falácia, a Falácia de G.I. Joe, um termo cunhado pela ciência cognitiva que descreve como ter o conhecimento ou a noção de que somos propensos a vieses cognitivos não é — conforme sugerido — suficiente para os evitar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários