Dalva Colheita 2001: um belo Porto para um belo momento do Douro

Os Porto Colheita, são, por regra e definição, vinhos com um enorme potencial de prazer. A sua evolução em cascos, a ausência quase total de loteamentos (como nos 10 ou 20 anos), conferem-lhe uma concentração e uma identidade singulares. Este 2001 é revelador desse potencial.

Foto
Nelson Garrido

Em Dezembro de 2001, a UNESCO integrou uma parte do vale do Douro na lista do Património Mundial, classificando-a como paisagem cultural, evolutiva e viva. Essa distinção que homenageia a arte e o esforço de várias gerações de agricultores que fizeram o vinho do Porto e de comerciantes que o levaram aos cinco cantos do mundo passou praticamente ao lado das preocupações do sector. O que podia ser, e é, um importante trunfo para afirmar o Douro como um lugar carregado de humanidade e criador de uma cultura, foi desperdiçado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar