Sernancelhe estreia “Momentos com Vinho” para mostrar que se produz com qualidade na região

Evento tira partido da centralidade de Sernancelhe para convergir “três grandes regiões produtoras de vinho”: os espumantes de Távora-Varosa e os vizinhos Dão e Douro.

Foto
Momentos com Vinho estreia a 18 e 19 de Junho Miguel Manso

Inserido na região vitivinícola Távora-Varosa, “hoje conhecida pelos espumantes de grande qualidade”, o concelho de Sernancelhe estreia este mês o evento Momentos com Vinho, uma mostra que “pretende concentrar mais de 70 produtores de vinho”, tirando partido da centralidade do concelho para convergir no mesmo espaço “três grandes regiões produtoras": Távora-Varosa e os vizinhos Dão e Douro. Em destaque vão estar “os três maiores produtores de espumante da região: Terras do Demo, Murganheira e Raposeira”, aponta o vereador da área do Turismo e da Cultura, Armando Mateus.

A primeira edição decorre nos dias 18 e 19 de Junho, no Expo Salão Sernancelhe e, além dos expositores de diferentes produtores, vai contar com espaços gastronómicos, provas de vinhos, momentos musicais e sessões de showcooking, com destaque para as “Conversas com Vinho” com o enólogo Paulo Nunes e José Silva (Hora do Baco).

De acordo com o vereador, o evento tem ainda o intuito de promover o concelho como produtor de vinho de qualidade. “Queremo-nos assumir também como um concelho que produz uva e uva de muita qualidade. Somos os produtores da maior área da casta Malvasia Fina, que faz o tão famoso espumante Terras do Demo”, afirma Armando Mateus em declarações à agência Lusa.

Um dos objectivos, assume, é “precisamente intensificar e dinamizar a produção de vinhos com marca própria”. “Ou seja, queríamos que os nossos produtores criassem novos projectos de marcas de vinhos. Actualmente, temos duas marcas, mas com tão boa matéria-prima e tanta quantidade de uva queremos incentivar a que haja novas marcas e novos produtos no concelho, nomeadamente na área dos vinhos brancos de mesa”, aponta.

Segundo o autarca, estão no concelho “os dois maiores produtores do espumante Terras do Demo, marca com sede em Moimenta da Beira e para o qual Sernancelhe produz 68% da uva” deste espumante que “está cada vez mais em ascensão e com cada vez mais procura”.

“Gostaríamos com este evento, e a exemplo de outros produtores, que se criassem marcas próprias, novas marcas e novos vinhos e não necessariamente na área dos espumantes, mas também em vinhos brancos, que são vinhos de altitude, mais frescos e aromatizados.”

O evento procura ainda evidenciar a importância que o sector da vinha tem para o concelho, tão associado à produção de castanha. “O que produzimos em maior quantidade é uva, depois maçã, azeitona e a castanha, mas a castanha tem economicamente um peso maior, de quase quatro milhões de euros, que supera todo o sector, enquanto a uva tem um peso de um milhão e meio de euros a dois, apesar de se produzir mais”, especifica.

No entanto, o sector do vinho “tem vindo a aumentar” e, actualmente, conta com 11 produtores certificados no concelho, que vão estar representados no “Momentos com Vinho” pela Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa. “A nossa vinha é muito específica nas castas Malvasia Fina, no Verdelho e na Touriga Nacional, para dar resposta à necessidade que há de produzir uva para a Cooperativa Terras do Demo, para a produção de espumante”, reconhece.

Sugerir correcção
Comentar