Numa cidade ucraniana às portas da Rússia, os planos de Putin são recebidos com preocupação e desafio

Até agora longe do conflito na região do Donbass, a cidade de Kharkiv, a 45 minutos de carro da fronteira com a Rússia, corre o risco de ficar cercada pela ameaça russa.

Valeriy Kocherga, 75, joins other Ukrainians as they gather for the annual memorial for the victims of a 2015 bombing in Kharkiv, Ukraine, on Feb. 22. Seven years ago, a bomb hit a Ukrainian national unity rally. With Russian troops now threatening a full-scale invasion in eastern Ukraine, many people in Kharkiv said they were ready to defend their city. MUST CREDIT: Washington Post photo by Salwan Georges
Fotogaleria
Valeriy Kocherga, 75 anos, festeja o Dia dos Patriotas em Kharkiv Salwan Georges/Washington Post
Newlyweds get their photo taken in Kharkiv, Ukraine, on Feb. 22. MUST CREDIT: Washington Post photo by Salwan Georges
Fotogaleria
Recém-casados pousam para a fotografia no centro de Kharkiv Salwan Georges/Washington Post

A cerca de 80 quilómetros de onde as tropas e tanques russos estão concentrados, um grupo de ucranianos coloca as mãos sobre o coração, ergue as bandeiras e canta, em uníssono, o hino nacional do país. “Glória à Ucrânia, glória aos heróis”, entoam, antes de acrescentarem uma piada grosseira sobre o presidente russo, Vladimir Putin.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários