Twitter começa a identificar “bots bons”

O objectivo da rede social é ajudar os utilizadores a distinguir bots úteis de bots criados para espalhar desinformação e publicidade enganosa.

Foto
As contas de bots úteis passam a vir com um ícone de um robô Twitter

A partir desta semana, as contas automatizadas do Twitter (“bots”) que publiquem alertas úteis (por exemplo, actualizações sobre a pandemia da covid-19 ou alertas de terramotos) podem ser identificados com um ícone de um robô. O objectivo da rede social é ajudar os utilizadores a distinguir bots úteis de bots criados para espalhar desinformação e publicidade enganosa.

Um bot (diminutivo inglês de robô) é um programa informático que realiza tarefas automatizadas, repetitivas e predefinidas. Apesar de poderem ser usados para partilhar alertas úteis, há muitos programas de computador criados para espalhar informação falsa, especialmente durante os períodos de eleições e de crises políticas (é um fenómeno conhecido como programação patriótica). E nem sempre é fácil distingui-los de seres humanos.

Há muito que os reguladores se queixam da proliferação de bots nas redes sociais. É algo que a União Europeia quer mudar. A 21 de Abril de 2021, a Comissão Europeia avançou com uma proposta para um quadro jurídico para a inteligência artificial que indica que ferramentas como chatbots devem estar sujeitas a requisitos de transparência. Ou seja, as pessoas têm de saber quando estão a falar com uma máquina.

O Twitter anunciou a intenção de identificar os “bots bons” em Setembro de 2021, mas na altura o sistema ainda estava em fase de testes. “É altura de celebrar a existência de GoodBots [bots bons]”, escreveu a equipa do Twitter esta quarta-feira. “A partir de hoje, todas as contas automatizadas terão a opção de adicionar um novo ícone ao seu perfil. A etiqueta dará informação adicional sobre o bot e o seu propósito para ajudar [os utilizadores] a decidir quais as contas que devem seguir.”

Apesar de esta ferramenta simplificar a identificação de bots úteis, o sistema não ajuda a identificar programas automáticos maliciosos criados para fins monetários ou desinformação.

Sugerir correcção
Comentar