“Com este ritmo de vacinação será possível alcançar elevadas taxas de cobertura nos próximos meses”

Coordenadora do inquérito serológico nacional lembra que no último mês o ritmo de vacinação aumentou bastante. Segunda fase do estudo concluiu que 15,5% da população já tinha anticorpos ao vírus SARS-CoV-2, uma percentagem que por esta altura já é superior graças à vacinação.

Foto
Paulo Pimenta

Quanto mais rápido correr o plano de vacinação contra a covid, mais provável se torna conseguir a imunidade de grupo antes do tempo inicialmente previsto. “Com este ritmo de vacinação será possível alcançar elevadas taxas de cobertura, as que estão definidas à volta de 70% [da população], nos próximos meses”, admite Ana Paula Rodrigues, investigadora do Instituto Nacional de de Saúde dr. Ricardo Jorge (Insa) e coordenadora do estudo serológico nacional. A segunda fase do estudo concluiu que 15,5% da população já tinha anticorpos ao vírus SARS-CoV-2, uma percentagem que por esta altura já é superior graças à vacinação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar