Vinho do Douro é o melhor do ano para a Revista de Vinhos

Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2015 declarado o "Vinho do Ano" nos prémios da revista, que homenageou Paul Symington e distinguiu João Roquette, do Esporão, e a Quinta da Aveleda.

Foto

“De enorme profundidade, onde se sente a extrema frescura do conjunto estrutural. Suave mas autoritário nos taninos, profundo e dinâmico sem nunca ser potente”. São estes os predicados do "Vinho do Ano 2018", o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2015 (Douro), um dos vencedores da gala de prémios da Revista de Vinhos, que decorreu na sexta-feira na Alfândega do Porto.

Distribuídos por 24 categorias, houve prémios para "os grandes protagonistas do último ano" do mundo dos vinhos, aqueles que se destacam pelo "trabalho de entrega total, a procura incessante da perfeição, a originalidade, a capacidade de liderança, o saber fazer e o reconhecimento do sector”, nas palavras do director da publicação, Nuno Pires, citado em comunicado.

Entre os premiados, conta-se Paul Symington, da Symington Family Estates, que recebeu o Prémio Homenagem; ou João Roquette, do Esporão, Personalidade do Ano no Vinho. 

A empresa do ano foi a Aveleda, enquanto nas distinções máximas para enólogos os vencedores foram António Maçanita (Enólogo do Ano) e Luís Leocádio (Enólogo Revelação) - já o prémio de Sommelier do Ano foi para Gabriela Marques (Restaurante Varanda, Ritz Four Seasons de Lisboa).

A revista destaca ainda os prémios para os produtores: o Produtor do Ano foi a Quanta Terra (Douro) e o Produtor Revelação a Quinta de Santiago (Vinhos Verdes, sub-região de Monção e Melgaço). Entre outras distinções, realça-se também o prémio de Marca do Ano para Marquês de Borba (João Portugal Ramos, Alentejo) ou o Enoturismo do Ano, o Museu & Enoteca Real Companhia Velha (Gaia).

As distinções passam também pela área gastronómica e, aqui, em matéria de restaurantes, os troféus foram para Benoît Sinthon (Chefe de Cozinha do Ano do Il Gallo D' Oro no Cliff Bay do Funchal), Óscar Gonçalves (Chefe Revelação) do Restaurante G Pousada (Bragança), Alma (do chefe Sá Pessoa em Lisboa, o Restaurante Gastronómico do Ano) ou o Terroso de Cascais, o Restaurante Com Melhor Serviço de Vinhos do Ano. Já quanto ao melhor destino gastronómico do ano, a distinção foi para Santarém.

A revista aproveitou ainda a gala de prémios para adiantar uma novidade: vai colaborar na produção do programa televisivo internacional sobre vinhos "mais famoso do mundo", o The Wine Show, "com transmissão em mais de 100 países". O programa gravará a sua próxima temporada em Portugal.

A lista completa de premiados está disponível no site da Revista de Vinhos.

Sugerir correcção
Comentar