Campanha quer angariar mil euros para ajudar os animais em Pedrógão Grande

Start-up portuguesa lança campanha de crowdfunding para ajudar médicos veterinários e abrigos de animais de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, afectados pelos violentos incêndios

Foto
Miguel Vidal/Reuters

Em apenas três horas, a campanha de crowdfunding criada para angariar fundos de ajuda aos animais afectados pelo incêndio de Pedrógão Grande já contava mais de 500 euros. Lançada pela Petable, start-up portuguesa responsável por uma aplicação de medicina preventiva animal, a campanha visa recolher donativos para salvar, tratar e acolher as vítimas não-humanas.

O objectivo é chegar aos mil euros de donativos, a ser entregues a associações, clínicas e médicos veterinários de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos. “A nossa ideia é garantir que este dinheiro vá chegar, depois, de acordo com as necessidades que nos comunicarem”, explica Cristina Crespo, da Petable, ao P3.

Em contacto com a Ordem dos Médicos Veterinários — que está em contacto com as autoridades e entidades locais — e com profissionais da zona afectada pelos incêndios, a equipa da Petable percebeu que, para já, os animais têm tudo o que é necessário. No entanto, como são tratamentos que podem demorar algum tempo, podem deixar de ter acompanhamento. “Há pessoas suficientes agora, mas a ajuda vai faltar.” 

Para prevenir que cães, gatos e outros animais que sobreviveram às chamas deixem de ter ajuda, os fundos angariados vão ser distribuídos conforme as necessidades. As clínicas VetFigueiró e Zoo Saúde, continua Cristina, estão no terreno a prestar cuidados e a informar a Petable sobre aquilo que necessitam, desde famílias de acolhimento para os animais que ficaram sem casa a ração. Estas, juntamente com o abrigo animal local, Pegadas e Bigodes, serão os principais receptores do apoio financeiro angariado pela campanha.

Artigo actualizado às 12h14 de 20 de Junho de 2017.

Sugerir correcção
Comentar