Fashion Film Festival vai promover filmes de moda

O festival de filmes de moda surgiu da "necessidade de alargar competências e tornar a programação da Porto Fashion Week cada vez mais interessante"

Foto

A segunda edição do Fashion Film Festival (FFF) português, realizado para promoção de filmes de moda, estreia este ano uma distinção para têxteis técnicos, sector no qual Portugal ocupa um lugar cimeiro a nível mundial em termos de inovação.

Para a edição de 2015 do festival, inserido no evento de moda Porto Fashion Week, que decorre de 27 de Setembro a 3 de Outubro, a organização criou uma categoria para premiar filmes orientados para os têxteis técnicos, para além das categorias de filmes de moda de autor e filmes de moda de marca. Em declarações à Lusa, a directora executiva do evento, Estela Rebelo, indicou que o festival, "único em Portugal", contou na primeira edição com "mais de 100 filmes a concurso", número que "ultrapassou as expectativas" e que é o esperado para este ano.

Na competição para filmes de moda de marca, "quem se pode candidatar é o realizador do filme, mas em nome da marca", que pode ser têxtil, de acessórios, sapatos, entre outras áreas do sector. Para os filmes de moda de autor, o realizador pode ser "qualquer pessoa" que se candidate a fazer um filme deste género, no qual "o objecto é a moda mas que está a concorrer por sua autoria", podendo tratar-se de "um criativo de uma agência de publicidade", "um estilista que não tenha marca registada" ou "um amante de filmes de moda".

Esta última categoria é a única que tem um prémio pecuniário associado, no valor de 1500 euros, atribuído para cada das três áreas (melhor filme, melhor realizador e melhor fotografia), como um "incentivo aos autores para continuarem a fazer mais filmes de moda". Existe ainda um prémio do público, atribuído consoante uma votação realizada na página oficial do evento, onde os filmes devem ser submetidos até 6 de Setembro.

Segundo Estela Rebelo, o festival de filmes de moda surgiu da "necessidade de alargar competências e tornar a programação da Porto Fashion Week cada vez mais interessante". Esta edição, sob a chancela da comunidade internacional de festivais Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE), tem como novo parceiro o Berlim Fashion Film Festival, cujo co-fundador e director, Frank Funke, faz parte do júri. Para além do director alemão, o júri é composto por outros representantes das áreas da moda e do cinema e os prémios vão ser divulgados durante festival, a 3 de Outubro, que vai decorrer no Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA). O Fashion Film Festival é um projecto conjunto da Associação Seletiva Moda (promotora da Porto Fashion Week) e da produtora audiovisual Farol das Ideias.

Sugerir correcção
Comentar