Quando dobrada, esta bicicleta tem o tamanho de um guarda-chuva

O veículo construído por um designer italiano diferencia-se por ter as rodas grandes e ser dobrável. Sada Bike procura financiamento e deve chegar ao mercado em 2015

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Já aqui falamos de bicicletas dobráveis e até de bicicletas que cabem dentro de uma mala, mas em qualquer dos casos apresentados havia uma limitação prática óbvia: as rodas pequenas sacrificam a velocidade do veículo, aumentando a dificuldade de pedalar para o ciclista. É neste ponto que se diferencia a Sada Bike, uma bicicleta italiana com rodas de 26 polegadas que quando se dobra fica do tamanho de um guarda-chuva.

O designer Gianluca Sada começou a trabalhar na ideia em 2008 e tem actualmente um protótipo concluído, que deverá chegar ao mercado no próximo ano. "Houve inúmeros esforços para produzir a bicicleta dobrável ideal, com o foco colocado na redução do peso e tamanho, o que conduziu a projectos com muito pouco design. Para obter este tipo de portabilidade, eles sacrificam a estabilidade. Eu queria criar algo que fosse uma solução que permitisse tanto a portabilidade como a funcionalidade", disse o italiano ao Washington Post.

A estrutura da Sada Bike — que apresenta umas rodas inovadoras, sem qualquer tipo de aros — é facilmente dobrável com um movimento e pode ser depois transportada dentro de uma mochila, já que apresenta o tamanho de um guarda-chuva. Neste pacote não estão incluídas as rodas, mas o facto de não terem aros tornam-nas bastante maleáveis e facilmente transportadas na própria mochila, defende Gianluca Sada.

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A bicicleta pesa entre sete e nove quilos DR

O site Gizmodo traz à baila um potencial problema: sem os aros nas rodas, é possível que o esforço do ciclista para mover o veículo tenha de ser maior — o que acabaria por acarretar um constrangimento semelhante ao das bicicletas dobráveis com pequenas rodas. É uma questão com a qual Gianluca Sada não parece estar preocupado, mesmo porque o italiano quer apresentar a sua criação como uma bicicleta de cidade, onde a velocidade não é o factor mais importante. Mas o designer continua a desenvolver o protótipo e em busca de outros financiamentos e não afasta a possibilidade de alterações ao modelo, que, para já pesa entre sete e nove quilos, dependendo se o material utilizado é alumínio ou fibra de carbono.

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