Art On Chairs seleccionado para final de concurso europeu

Projecto de Paredes foi escolhido para a final da competição europeia que distingue os melhores projectos de desenvolvimento regional

Foto
Cadeira SLIM, criação do designer Christophe de Sousa DR

O projecto de Paredes Art On Chairs, ligado ao design de mobiliário, foi seleccionado para a final da competição europeia que distingue os melhores projectos de desenvolvimento regional, designada RegioStars 2014. Segundo informação autárquica, aquele projecto, desenvolvido no contexto do Polo do Design de Mobiliário, foi escolhido pela Comissão Europeia no âmbito da acção Regions for Economic Change.

A proposta de Paredes já tinha sido seleccionada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para representar a região portuguesa naquela competição de âmbito europeu. A apresentação dos projectos finalistas perante o júri do RegioStars 2014 está marcada para 8 de Outubro, em Bruxelas.

Segundo o comunicado do município, “aquele prémio, lançado pela União Europeia, tem como principal objectivo identificar e destacar boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional, sendo divulgadas internacionalmente enquanto projectos europeus mais inovadores”.

“Mais do que uma mera exposição de cadeiras, o Art on Chairs constituiu-se como um grande evento internacional de arte, design e criatividade contemporânea, traduzindo a confluência entre as actividades culturais e criativas e a indústria tradicional de mobiliário local”, lê-se na nota de imprensa.

A importância dos duetos

“Estarmos entre o leque de finalistas europeus a este prémio é um sinal de reconhecimento da aposta que o município de Paredes está a realizar na promoção e reinvenção criativa da sua indústria mais tradicional e representativa”,considera Celso Ferreira, presidente da autarquia.

Para o mesmo, “trata-se de um projecto extremamente ambicioso, mas que concretiza uma mudança fundamental para o desenvolvimento sustentável do concelho, tanto do ponto de vista social como económico, tornando-o ainda mais atractivo e competitivo no contexto regional e nacional”.

Aquele projecto de Paredes, que foi co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte, alcançou mais visibilidade internacional através da iniciativa Duets. Nessa acção, diversas personalidades nacionais e internacionais, como Aníbal Cavaco Silva, José Ramos-Horta, José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Luciano Benetton, Mia Couto ou Maria Bethânia, serviram de inspiração para o desenvolvimento de 11 cadeiras personalizadas e exclusivas, produzidas por empresas de mobiliário do concelho.

Sugerir correcção
Comentar