O melhor do design de mobiliário está em Paredes

As cadeiras vencedoras dos concursos “International Design Competition” e “Meo Chair” inserem-se na 9.ª exposição "Art on Chairs", que arranca esta sexta-feira

1º lugar na categoria Imagining ChairsDR
Fotogaleria
1º lugar na categoria Imagining ChairsDR
DR
Fotogaleria
DR

A partir desta sexta-feira, 19 de Outubro, o Pavilhão Gimnodesportivo de Paredes abre as suas portas para a 9.ª exposição “Art on Chairs”, promovida pelo PAREDES — Polo do Design de Mobiliário (PPDM). Vão ser entregues cerca de 100 mil euros em prémios aos designers nacionais e internacionais que venceram nos concursos “International Design Competition” e “Meo Chair”.


A exposição “Art on Chairs” é o maior evento mundial que tem como tema central “A Cadeira como objecto de Design”. Aqui vão ser incluídas nove exposições que apresentam diferentes perspectivas de autor sobre as múltiplas formas criativas que podem ser aplicadas a uma cadeira em termos de design.

O Polo do Design de Mobiliário pretende que o evento “dinamize a indústria local” do concelho de Paredes e que, ao mesmo tempo, “incentive a criatividade de designers portugueses e estrangeiros”.

Foto
1º lugar na categoria Sustaining ChairsDR

A nova cadeira MEO

Foto
1º lugar na categoria Sustaining ChairsDR


Durante o evento vai ser revelada a nova cadeira Meo, produzida e desenhada no âmbito do Polo de Design de Mobiliário de Paredes em parceria com a PT. O objectivo foi conseguir propostas criativas para a criação de uma cadeira que permitisse visualizar de forma confortável conteúdos televisivos.

Na exposição “Meo Chair” o público também vai poder ver as três melhores cadeiras que foram submetidas no concurso “O Design é Meo”, sendo que o 1.º lugar foi ganho pela empresa ALEAL, o 2.º por José Fernando Loureiro dos Santos e o 3.º pela Campos Móvel.

Outro dos destaques da exposição são os vencedores do concurso “International Design Competition”, que foi lançado em Fevereiro deste ano e que arrecadou cerca de 449 candidaturas provenientes de 37 países.

Este concurso envolveu três categorias de design: a “Making Chairs”, direccionada para as funções ergonómicas das cadeiras, a “Imagining Chairs”, relacionada com a visão poética e criativa da cadeira, e a “Sustaining Chairs”, que apelou para a utilização de materiais recicláveis. Pelos vencedores vão ser distribuídos 15 mil euros, para o 1.º lugar de cada uma das três categorias; 10 mil euros ao 2.º e 5 mil euros ao 3.º.

Ainda vão poder ser vistas as seguintes as exposições: "Stories of Chairs", "Duets", "More Design.More Industry", "Cadeira Parade", "Design Maciço", "10 Contos para Ler Sentado" e os "DME Award".

A indústria de mobiliário de Paredes foi responsável por construir os protótipos de todas as cadeiras vencedoras que podem ser vistas até 18 de Novembro no Pavilhão Gimnodesportivo. As portas abrem esta sexta-feira por volta das 18h00.

Sugerir correcção
Comentar