Ryanair: com preços tão baixos, "shut the f*ck up"

O P3 falou com Hugo Gstrein, autor da premiada campanha publicitária que o austríaco quer mostrar à companhia aérea "low-cost". O ponto de partida é o facto de as pessoas adorarem odiar a companhia aérea

Muitas pessoas viajam com a Ryanair e algumas pessoas queixam-se da Ryanair. Hugo Gstrein aproveitou a deixa para criar "With prices this cheap, shut the f*ck up", campanha publicitária premiada com o ouro na recente edição dos Clio Awards.

Apertem os cintos de segurança. "Bem-vindos a bordo da Ryanair, a mais popular e barata companhia aérea na Europa. Poupamos muito dinheiro às pessoas, mas isso não impede que se queixem". Assim começa a campanha com uma "punch line" ousada e cujo ponto de partida é o facto de as pessoas adorarem odiar a companhia aérea. "Tudo começou como um trabalho académico para levar as pessoas a voar com a Ryanair. Começamos a falar sobre algo transversal à companhia e isso é que as pessoas adoram odiá-los", contou ao P3 Hugo Gstrein, que assina o trabalho com o copywriter Patrick Tamisiea.

"Decidimos então transformar esse problema numa força e criámos uma campanha honesta, mas que não é para ser levado à letra. Queremos que as pessoas se riam de si mesmas e que vejam o que realmente é a Ryanair, uma companhia aérea mesmo barata que nos transporta através da Europa".

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Trata-se de uma campanha completa, pronta a usar. Dela fazem parte cartazes (com as queixas mais frequentes), cartas do CEO Michael O'Leary (a responder a essas queixas), caixas de reclamações (a uma altura inatingível) nos aeroportos e um novo site, simples para quem não se queixa e não tão simples para quem se queixa (e onde o queixoso dispõe de dez segundos para preencher uma reclamação).

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Só uma bagagem de mão?

Não foi uma encomenda Ryanair, mas o austríaco Hugo, aluno na Miami Ad School, em Berlim, na Alemanha, adoraria que a campanha chegasse aos olhos de Michael O'Leary. "Acho que ia divertir-se bastante", acredita o autor da campanha.

Encaixaria que nem uma luva, diz Hugo. "É uma campanha bastante ousada e uma espécie de "upgrade" tendo em conta as actuais campanhas e site. Acho que, de alguma forma, poderia alterar o rumo da marca. A Ryanair costuma ser bastante descontraída por isso acredito que podem pensar seriamente na campanha".

A distinção Clio Awards foi um excelente ponto de partida para este criativo. "Mostrará às pessoas a nossa força e às agências e aos clientes uma ideia daquilo que somos capazes".

Só uma bagagem de mão? Os bancos não são reclináveis? Oito euros por uma sande? Quero comer, não quero um lingote de ouro! "As pessoas voam com a Ryanair não pelo conforto, mas porque é barato", lê-se na campanha "With prices this cheap, shut the f*ck up".

Se se sentirem ofendidos por esta campanha, podem enviar as vossas queixas para...

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