"Monstros: A Universidade", o novo sucesso da Pixar

Filme de animação conseguiu a segunda melhor estreia de sempre da Pixar, só atrás de Toy Story 3

Foto
Filme estreou em Portugal na quinta-feira DR

Neste fim-de-semana nos Estados Unidos aconteceram duas das estreias mais esperadas deste Verão. Não fosse o sucesso da prequela de "Monstros e Companhia", "Monstros: A Universidade", e "WWZ: Guerra Mundial", protagonizado por Brad Pitt, teria dado mais nas vistas. O filme de animação conseguiu mesmo uma das melhores estreias de sempre da Pixar.

"Monstros: A Universidade", que volta atrás no tempo para nos contar as aventuras dos “monstros” Mike Wazowski e James P. Sullivan nos tempos em que andaram na universidade, ainda antes de terem chegado à fábrica de sustos [a história de "Monstros e Companhia"], é o 14º filme da Pixar a alcançar o número um do "top logo no fim-de-semana em que chega às salas. 


Com estreia em quatro mil salas de cinema dos Estados Unidos, o filme somou 82 milhões de dólares (aproximadamente 62,5 milhões de euros) em bilheteiras. De acordo com os dados do site Box Office Mojo, que analisa as receitas em bilheteiras, no resto mundo, onde o filme já estreou, "Monstros: A Universidade" somou ainda 54,5 milhões de dólares (41,5 milhões de dólares). Em Portugal, o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) ainda não divulgou os números do fim-de-semana mas foram muitas as sessões esgotadas.


Só fica atrás de "Toy Story 3"

"Monstros: A Universidade" conseguiu assim o título da segunda melhor estreia de sempre da Pixar, só atrás do estrondoso sucesso "Toy Story 3", que no primeiro fim-de-semana de estreia, em Junho de 2010, somou 110,3 milhões de dólares (84 milhões de euros) nos Estados Unidos. "Toy Story 3" é, aliás, o filme mais bem-sucedido da Pixar, tendo amealhado nas semanas em que esteve em exibição 415 milhões de dólares (316,2 milhões de euros) nos Estados Unidos e 648,2 milhões de dólares (494 milhões de euros) no resto do mundo.

Para Dave Hollis, responsável da Disney, os números alcançados ultrapassaram as expectativas, que mesmo assim eram muito positivas tendo em conta “que o primeiro filme foi muito adorado”. “Estamos em êxtase”, disse Hollis à Reuters.

"Monstros e Companhia" chegou aos cinemas em Novembro de 2001 e somou nas bilheteiras norte-americanas, no fim-de-semana de estreia, 62,5 milhões de dólares (47,6 milhões de dólares), alcançando também na altura o primeiro lugar do "ranking". Ao fim de 47 semanas em cartaz, o filme amealhou 289,9 milhões de dólares (220,9 milhões de euros) nos Estados Unidos e 272,9 milhões de dólares (207,9 milhões de euros) no resto do mundo.

Com realização de Dan Scanlon, "Monstros: A Universidade" conta na edição orginal com as vozes de Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren e Alfred Molina. João Baião, Fernando Luís, José Raposo e Bruno Ferreira são algumas das vozes da versão portuguesa.

Atrás do filme da Pixar ficou o também muito esperado "WWZ: Guerra Mundial", de Marc Forster. Apesar de ter ficado em segundo lugar no ranking de bilheteiras com 66 milhões de dólares (50,3 milhões de euros) nos Estados Unidos e 45,8 milhões de dólares (35 milhões de euros) no resto do mundo, os números representam uma das melhores estreias de produções da Paramount.

O filme conta a história de Gerry Lane, um ex-funcionário da ONU, que tenta salvar a terra de um ataque de zombies. Brad Pitt não é apenas o protagonista do "thriller" de ficção científica como também o seu produtor. 

Sugerir correcção
Comentar