“Google”, um dicionário com 21 mil imagens

Os ingleses Ben West e Felix Heyes decidiram criar um dicionário pictográfico baseado nos primeiros resultados de pesquisa por imagem no Google

Foto
Livro tem mais de 21 mil imagens diferentes, divididas em 1240 páginas DR

E se a cada palavra presente num dicionário correspondesse uma imagem do mais famoso motor de busca online? Os designers londrinos Ben West e Felix Heyes pensaram e concretizaram esta ideia no livro “Google”.

São mais de 21 mil imagens diferentes, divididas em 1240 páginas, e cada uma delas é o primeiro resultado da pesquisa que o Google disponibiliza. Quer isto dizer que podem não corresponder ao termo inicial de pesquisa.

JPGs, GIFs e PNGs estão, assim, ordenados alfabeticamente num dicionário. Ben West salienta o facto de metade do livro ser composto por imagens “médicas nojentas”, pornografia, racismo e maus cartoons.

Foto
Livro com capa dura tem o logótipo do Google gravado a dourado DR

Primeiro um PDF, depois um livro

Através de dois “scripts” e graças à ajuda do irmão de Ben, os dois designers conseguiram concretizar “Google”. “O primeiro [“script”] lista as palavras do dicionário e faz o download de cada imagem em sequência e o segundo coloca-as em colunas e gera um PDF”, explicou Ben ao site Creative Applications.

Depois de impresso, o PDF transformou-se num livro com capa dura e onde o logótipo do Google aparece a dourado. Pode ser encomendado através dos sites de Ben West e Felix Heyes, este último envolvido, também, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Para breve está previsto o lançamento de edições com capa mole para venda.

“Conceptualmente é o que quiseres fazer dele”, resume Ben. “Na verdade, é um retrato acrítico e sem filtro do estado da cultura humana em 2012.”

Sugerir correcção
Comentar