E se a cada palavra presente num dicionário correspondesse uma imagem do mais famoso motor de busca online? Os designers londrinos Ben West e Felix Heyes pensaram e concretizaram esta ideia no livro “Google”.
São mais de 21 mil imagens diferentes, divididas em 1240 páginas, e cada uma delas é o primeiro resultado da pesquisa que o Google disponibiliza. Quer isto dizer que podem não corresponder ao termo inicial de pesquisa.
JPGs, GIFs e PNGs estão, assim, ordenados alfabeticamente num dicionário. Ben West salienta o facto de metade do livro ser composto por imagens “médicas nojentas”, pornografia, racismo e maus cartoons.
Primeiro um PDF, depois um livro
Através de dois “scripts” e graças à ajuda do irmão de Ben, os dois designers conseguiram concretizar “Google”. “O primeiro [“script”] lista as palavras do dicionário e faz o download de cada imagem em sequência e o segundo coloca-as em colunas e gera um PDF”, explicou Ben ao site Creative Applications.
Depois de impresso, o PDF transformou-se num livro com capa dura e onde o logótipo do Google aparece a dourado. Pode ser encomendado através dos sites de Ben West e Felix Heyes, este último envolvido, também, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Para breve está previsto o lançamento de edições com capa mole para venda.
“Conceptualmente é o que quiseres fazer dele”, resume Ben. “Na verdade, é um retrato acrítico e sem filtro do estado da cultura humana em 2012.”