Dario Argento no MOTELx

Já são conhecidos os filmes concorrentes ao Prémio MOTELx, para Melhor Curta de Terror 2012

Foto
Eric Gaillard/Reuters

O medo volta a invadir a capital em Setembro, com o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O realizador Dario Argento participa na sexta edição do MOTELx, que fica, também, marcada por alguns regressos.

 

Para começar, em 2012, o MOTELx volta ao Cinema São Jorge. Para esta sexta edição, o festival convidou Dario Argento, que a organização descreve como sendo "o maior nome do terror europeu ainda em actividade". Inserida na secção Culto dos Mestres Vivos está uma retrospectiva do trabalho deste "mestre” italiano.

 

Além de ser possível assistir a obras de Dario Argento, no Serviço de Quartos, secção principal do festival, os espectadores poderão ver a influência do realizador italiano no trabalho dos franceses Julien Maury e Alexandre Bustillo, que vão apresentar "Livid". Nesta secção vai ser servida uma boa dose de terror, com a exibição, também, da primeira fita de Jonathan Zarantonello, "Butterlfly Room", o filme "Inbred", do Reino Unido, o sucesso tailandês "Laddaland" e o regresso da saga espanhola [REC], com o filme "[REC]3: Génesis", de Paco Plaza.

 

De volta ao MOTELx está, ainda, a secção Japão Retro, onde serão projectados três filmes de Nobuo Nakagawa, numa retrospectiva da obra daquele que é considerado o pai do terror nipónico.

 

No Quarto Perdido, dedicado a tesouros do cinema de terror nacional, estará em exibição "O Território", a primeira fita resultante da colaboração entre o produtor português Paulo Branco e o realizador chileno Raoul Ruiz.

 

Dez filmes a concurso

O festival vai, ainda, eleger a Melhor Curta de Terror 2012.  Este ano, são 10 as fitas em competição. Quem levar para casa o Prémio MOTELx recebe 3 mil euros e ainda o Méliès d'Argent, uma novidade desta sexta edição e que garante a nomeação da curta vencedora para o Méliès d'Or para Melhor Curta-Metragem Europeia, galardão atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico todos os anos, em 

 

Além disso, quem vencer a melhor fita pode ainda aprimorar a sua criatividade terrorífica na Odd School, recebendo um voucher de 800 euros.

 

Filipe Melo (que dará uma masterclass no evento) e The Legendary Tigerman fazem parte do júri do festival, que também vai contar com um nome internacional que será anunciado em breve.

 

O MOTELx tem as portas abertas entre 12 e 16 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar