Macron e Costa congratulam-se com novo Governo alemão

Analistas dizem que a política alemã mudou e nada será igual.

Foto
Macron espera trabalho conjunto com Merkel sobre a Europa nas próximas semanas YVES HERMAN/Reuters

“França e Alemanha vão trabalhar juntas em novas iniciativas nas próximas semanas para fazer avançar o projecto europeu.”

Emmanuel Macron, Presidente francês

"O acordo SPD/CDU abre uma boa oportunidade para o futuro da União Europeia. A aprovação deste acordo foi seguramente uma decisão difícil, que exigiu muita coragem aos militantes do SPD, mas é um passo decisivo para o futuro da Europa."

António Costa, primeiro-ministro português

“Finalmente a Alemanha tem um novo Governo. As prioridades devem ser reformar a Europa, um programa de investimento para educação e inovação, e melhorar a inclusão social.”

Marcel Fratzscher, presidente do Instituto económico DIW

“Desta vez, a política alemã vai ser diferente, e não mais do mesmo. Estranhamente, os alemães estão mais ricos e com mais emprego do que antes, mas infelizes, com medo, e muito inseguros. Poderá Merkel mudar isto – como SPD e com Macron?”

Wolfgang Ischinger, presidente do centro de estudos Munich Security Conference

“Primeiro: desapontamento. A crítica à grande coligação mantém-se. O SPD tem de ser mais o que foi nas últimas semanas e menos o que foi nos últimos anos. Vamos preocupar-nos com isso – não há renovação do SPD sem nós.”

Kevin Kühnert, líder da Juventude Social-Democrata

"Respeito - não teria sido possível compreender se o SPD recusasse um acordo de coligação com 70% do conteúdo ditado por si." 

Christian Lindner, líder do Partido Liberal Democrata (FDP)

"Enquanto os Estados Unidos estão a começar uma guerra comercial e a China está a desafiar a nossa liderança industrial, temos estados desnecessariamente auto-centrados”

Thilo Brodtmann, director do sindicato de engenheiros VDMA

“Esse é o resultado pelo qual os mercados vinham a torcer. Não dá respostas a todas as questões políticas em termos internos ou europeus, mas dá certamente uma base mais estável para lidar com as muitas questões.”

James Athey, gestor de investimento na Standard Life Aberdeen

Sugerir correcção
Ler 8 comentários