Portugal distinguido pela Organização Mundial do Turismo

Turismo de Portugal foi um dos quatro galardoados nos Prémios para a Inovação no Turismo, na categoria dedicada a "políticas públicas e governação".

Foto
José Fernandes

A autoridade responsável pela promoção internacional do turismo português foi distinguida pelo projecto formativo das escolas do Turismo de Portugal - denominado Tourism Training Talent (TTT, Formação de Talentos do Turismo em português). Concorria à categoria "Inovação nas Políticas Públicas e Governação" contra outros dois projectos apresentados pela Argentina e pela China.

Os vencedores da 14.ª edição dos Prémios para a Inovação no Turismo, promovidos anualmente pela Organização Mundial do Turismo, foram anunciados esta quarta-feira, durante uma cerimónia realizada na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur).

Além do galardão entregue à instituição pública portuguesa, foram distinguidas três outras organizações: o Fundo de Ecoturismo, da Índia, na categoria Empresas; o projecto Triponyu.com, da Indonésia, foi a vencedora entre as Organizações Não-Governamentais; e a SEGITTUR, de Espanha, ficou em primeiro lugar na categoria Investigação e Tecnologia.

Os Prémios para a Inovação no Turismo são realizados anualmente pela Organização Mundial do Turismo, agência das Nações Unidas responsável pela promoção da sustentabilidaed do sector, com sede em Madrid. Têm como objectivo "destacar e promover o trabalho de organizações e indivíduos em todo o mundo que impactaram o sector de turismo". 

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral recebeu o prémio, acompanhado pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. O programa TTT visa o aumento das competências dos alunos e profissionais, adaptando a sua formação às novas tendências, abrindo as escolas à comunidade e incentivando o empreendedorismo, ampliando o papel da formação a outras actividades e valorizando as carreiras, promovendo o trabalho no turismo.

Segundo o Turismo de Portugal, este "novo e abrangente programa" foi criado para a sua rede de 12 Escolas de Turismo e é focado essencialmente no talento das pessoas, no desenvolvimento de soft skills, na inovação e na internacionalização dos profissionais do turismo.

"Receber este prémio dá-nos a certeza de que, apesar de ambiciosa, a estratégia que foi delineada e as consequentes mudanças que implementámos eram imperativas num mercado em constante mutação", disse o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Sugerir correcção
Comentar