Secretário da Saúde de Trump demite-se devido a viagens privadas pagas pelos contribuintes

Tom Price efectuou, desde Maio, pelo menos 24 viagens em aviões privados com um custo total a rondar os 400 mil dólares.

Foto
Reuters/JOSHUA ROBERTS

Tom Price, secretário para a Saúde da Administração norte-americana, demitiu-se nesta sexta-feira devido a uma polémica provocada por 24 viagens privadas, com um custo a ascender aos 400 mil dólares (quase 340 mil euros), pagas com o dinheiros públicos.

A Casa Branca anunciou que Donald Trump aceitou o pedido de demissão entregue por Price, que é substituíudo interinamente por Don J. Wright. Este era até agora subsecretário adjunto de Price e director do gabinete de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Outros três membros da Administração Trump estão a braços com polémicas semelhantes por terem utilizado aviões privados para viagens de trabalho.

A polémica envolvendo Price teve início com uma série de notícias do Politico no dia 19 deste mês onde dava conta da extensa conta apresentada pelo agora ex-secretário para a Saúde relativamente a viagens efectuadas em aviões privados desde Maio.

Tanto publicamente como em privado, segundo foi sendo noticiado nas últimas semanas, Donald Trump manifestou o profundo desagrado em relação às acções de Price, receando que este tipo de comportamento colocasse em causa a sua promessa de acabar com a corrupção e os abusos financeiros no seio da classe política de Washington. Nesta sexta-feira, o Presidente afirmou também que esta polémica poderia prejudicar o objectivo de utilizar com critério os dinheiros públicos.

Esta quinta-feira, Price efectuou uma última tentativa para salvar o cargo ao oferecer-se para reembolsar quase 52 mil dólares dos 400 mil dólares gastos (cerca de 44 mil euros), na totalidade, nas viagens. Este valor representaria, segundo explicou o próprio, o custo da sua deslocação apenas, explica o New York Times.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários