Renex também vai para o Campo de 24 de Agosto, a partir de Junho

Serviço com paragem na Cordoaria junta-se aos da Rede Expressos, que a Transdev levou para o seu novo terminal inaugurado esta quarta-feira.

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Adriano Miranda

As carreiras da Renex que actualmente fazem serviço a partir da Cordoaria, junto ao Palácio de Justiça, vão ser transferidas para o novo terminal da Transdev no Campo de 24 de Agosto, que esta quarta-feira foi inaugurado e no qual operam já os autocarros da Rede Expressos. Segundo a empresa, a mudança ocorrerá mesmo no início de Junho.

A mudança alivia esta zona da cidade de algum do tráfego de pesados e melhora as condições dos clientes que ali apanham autocarros em direcção a vários destinos (Lisboa, Braga, Viana, Algarve), e que passam a iniciar ou terminar viagem na nova estação terminal da Transdev (um dos accionistas da Renex). Como o PÚBLICO noticiou nesta quarta-feira, o terminal do Campo de 24 de Agosto passa a acolher cerca de 300 autocarros desta multinacional, que deixam de operar a partir da Garagem Atlântico.

Convidado para a inauguração deste investimento privado na freguesia do Bonfim, o presidente da câmara mostrou-se satisfeito pelo seu impacto na mobilidade na cidade. Rui Moreira que se fez acompanhar da sua vice-presidente, Guilhermina Rego, e dos vereadores do Ambiente e da Mobilidade (Filipe Araújo e Cristina Pimentel), elogiou esta iniciativa da Transdev, que repõe em funcionamento um terminal que funcionou até 2012 com vários operadores, mas que estava fechado desde essa altura.

"Quando é o sector privado que consegue resolver problemas públicos, estamos no bom caminho. É melhor do que serem os municípios, até porque o sector privado sabe melhor do que nós", afirmou. "Não podemos pensar que, por termos problemas de mobilidade na cidade, vamos reduzir o transporte público. Mas é óptimo que esse transporte público possa operar num espaço fora das nossas vias principais, de maneira a que não acarrete constrangimentos ao trânsito", acrescentou.

A saída da Transdev da Garagem Atlântico não tira todo o tráfego de pesados de passageiros da Rua de Alexandre Herculano, na Batalha, pois na via pública, precisamente em frente à garagem agora encerrada, há uma paragem de término de carreiras de outras empresas, como a ETG – Empresa de Transportes Gondomarense, entre outras. Segundo o gabinete de comunicação do município, esses serviços representarão 20% de todo o tráfego que circulava naquela zona do Porto.     

Mas o alívio pode ser sentido também ao nível do trânsito automóvel, pois a nova localização do terminal da Transdev tem, a poucos metros, a estação do metro do Campo de 24 de Agosto, o que melhora substancialmente o acesso de habitantes do Porto, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim, Vila do Conde ou Gondomar a uma rede de autocarros com destinos para quase todo o país. E mesmo os que acabem por se deslocar de carro até este interface têm à disposição um parque de estacionamento com 360 lugares.   

A reabertura deste terminal significa ainda um incremento do movimento de pessoas – 1,5 milhões de passageiros usam anualmente os serviços que a Transdev ali instalou – o que acabará por ter um impacto positivo na actividade comercial no Campo de 24 de Agosto. E no mesmo quarteirão, mas com frente para a Rua de Santos Pousada, prepara-se a instalação dos serviços tecnológicos do grupo financeiro francês Natixis, que vai reabilitar o antigo Central Shopping e criar 600 postos de trabalho.

Em termos de transportes, a Câmara do Porto tem em andamento o projecto de execução do futuro interface de Campanhã, que vai reorganizar o espaço público e a mobilidade junto à estação ferroviária, garantindo ligações para o metro, a STCP e carreiras de outros operadores rodoviários privados. O projecto foi ganho pelo arquitecto Nuno Brandão Costa, que propõe integrar o novo equipamento num novo parque urbano, numa obra que poderá custar 6,4 milhões de euros. Com Lusa     

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