Consumo eléctrico caiu 6,6% em Abril

Carvão e gás natural colmataram falta de chuva e abasteceram metade do consumo entre Janeiro e Abril, revelou a REN.

Foto
Temperaturas altas para a época ajudam a explicar parte da quebra do consumo, diz a REN DRO DANIEL ROCHA

O consumo de electricidade em Portugal caiu 6,6% no mês de Abril, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pela REN esta quarta-feira. A empresa que gere o sistema eléctrico nacional atribuiu parte desta evolução à Páscoa, que no ano passado se celebrou em Março, e às temperaturas, que estiveram acima dos valores considerados normais para esta altura do ano.

Corrigindo-se os efeitos da temperatura e considerando o número de dias úteis, ainda assim verificou-se no mês passado uma quebra no consumo de 1,6%, notou a REN.

No final de Abril, o consumo acumulado anual registava uma variação negativa de 1,4%, ou de menos 0,2% quando corrigido o efeito da temperatura e contabilizados os dias úteis.

Em Abril, o índice de produção hidroelétrica (nas barragens) manteve-se baixo, “acentuando o regime seco que se tem verificado nos últimos meses”. Na produção eólica, “as condições foram mais próximas da média”.

A empresa liderada por Rodrigo Costa revelou ainda que a produção a partir de fontes renováveis abasteceu este mês 44% do consumo nacional de electricidade. O saldo de trocas com o estrangeiro manteve-se exportador, embora inferior ao verificado nos últimos meses, equivalendo a cerca de 3% do consumo nacional.

Entre Janeiro e Abril, a produção renovável abasteceu 50% do consumo: as eólicas representaram 26% e a hídrica 17%, seguindo-se a biomassa (5%) e a fotovoltaica (1,3%). O carvão, com 23%, e o gás natural, com 27%, foram responsáveis pela outra metade do consumo.

Sugerir correcção
Comentar