Amazon cria sistema para comprar online sem cartão ou conta bancária

Opção de usar dinheiro para carregar conta através de lojas parceiras está disponível apenas nos EUA.

Foto
O novo sistema está disponível apenas nos EUA Reuters/ABHISHEK CHINNAPPA

Quando já se discute uma sociedade sem dinheiro físico – uma realidade em que alguns países nórdicos estão na linha da frente –, a Amazon está a abrir as portas àqueles que não têm cartões ou sequer contas bancárias.

Nos EUA, a empresa lançou o Amazon Cash, que permite entregar dinheiro num retalhista e fazer com que esse montante seja adicionado à conta daquela pessoa na Amazon, tornando assim possível fazer compras online.

Para depositar o dinheiro na conta da Amazon, o utilizador precisa de mostrar um código de barras, seja no telemóvel ou simplesmente impresso. Os depósitos podem ir de 15 a 500 dólares e a transferência deverá ser instantânea.

A ideia não é nova – o PayPal tem um sistema semelhante – e permitirá ao site chegar aos consumidores que não usam ou não têm acesso a serviços bancários. De acordo com dados oficiais divulgados no final do ano passado (e referentes a 2015), 7% dos agregados familiares nos EUA não têm uma conta bancária.

A Amazon apresentou o sistema com um número reduzido de retalhistas parceiros (muitas lojas têm na Amazon um concorrente directo) e não comunicou planos para expandir a funcionalidade para lá dos EUA.

 

Sugerir correcção
Comentar