Não se sabe quantos portugueses pediram residência no Reino Unido

Secretário de Estado das Comunidades diz que há cada vez mais pedidos de esclarecimento sobre processos. Em Londres, consulado atendeu 184 cidadãos, mas não sabe dizer quantos é que já pediram a residência. Ministério do Interior britânico não tem dados para Portugal

Foto
jsb Joana Bourgard

O consulado português não tem forma de saber o número de portugueses que pediram estatuto de residente, já que isso é uma gestão do Ministério do Interior britânico. Contactado pelo PÚBLICO, o departamento de media daquele organismo britânico disse não ter dados específicos sobre Portugal.

O que a Secretaria de Estado das Comunidades pode dizer é que desde Julho que o Consulado de Portugal em Londres atendeu 184 cidadãos portugueses por causa de pedidos de autorização de residência. Recebeu e respondeu a 1855 emails com questões sobre o mesmo tema. Além disso, em Manchester foram registados 1160 emails e 150 cartas e faxes com pedidos de informação sobre o mesmo assunto. Os consulados criaram linhas de atendimento para os utentes que pretendam apoio e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de regularização do seu estatuto de residentes e preenchimento dos formulários.

Segundo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, há um número crescente de cidadãos nacionais que procuram a rede consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros no Reino Unido, solicitando esclarecimentos e apoio no âmbito dos respectivos processos de residência.

“Os portugueses que vivem no Reino Unido estão cientes da necessidade de regularizarem o seu estatuto de residência, por forma a salvaguardarem os seus interesses e os seus direitos na perspectiva do Brexit”, disse o secretário de Estado ao PÚBLICO. Esse alerta foi reiterado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros na sua visita a Londres, em Fevereiro, “onde manteve um encontro com o seu homólogo britânico, no qual o Brexit foi o principal tema abordado”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar