Tusk diz que Turquia está "desfasada da realidade"

Jean-Claude Juncker posicionou-se do lado de Tusk e afirmou que estava "escandalizado" com os comentários turcos.

Foto
O presidente do Conselho Europeu comentou as observações turcas numa sessão plenária do Parlamento Europeu Yves Herman / Reuters

As acusações turcas de fascismo na Holanda são “completamente desfasadas da realidade”, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nesta quarta-feira.

As críticas turcas surgiram depois do cancelamento, em Roterdão, na Holanda, de comícios de políticos turcos de apoio a um referendo que pode dar novos poderes ao Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

“Roterdão, a cidade de Erasmo, totalmente destruída pelos nazis, que agora tem um presidente de câmara nascido em Marrocos: se alguém vê fascismo em Roterdão, está completamente desfasado da realidade”, disse Tusk numa sessão plenária do Parlamento Europeu.

As afirmações de Tusk foram repetidas pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que disse ao Parlamento que estava “escandalizado” com os comentários turcos, afirmando que diminuíram, ainda mais, as hipóteses de a Turquia se tornar membro da União Europeia.

A campanha para as eleições desta quarta-feira na Holanda ficaram marcadas pelas acusações de fascismo, nazismo e até genocídio feitas pelos turcos.