Morreu o “Agente” Robert Vaughn

Foi o Napoleon Solo da mítica série O Agente da U.N.C.L.E. e era o último sobrevivente dos .

Foto
Robert Vaughn Reuters

A sua imagem ainda está muito ligada à personagem de Napoleon Solo, que, em plena Guerra Fria, foi fidelizando os telespectadores à serie O Agente da U.N.C.L.E., mas a verdade é que Robert Vaughn actuou em mais de 200 filmes e programas de televisão ao longo da sua extensa carreira. Morreu esta sexta-feira, vítima de leucemia, aos 83 anos. Era também o último sobrevivente dos Sete Magníficos e participou na série Os Soldados da Fortuna.

O actor nasceu em Nova Iorque, opriundo de uma família de actores. Esteve no activo até há poucos meses, até a doença o debilitar. Da sua extensa filmografia, há muitos exemplos que caíram no esquecimento - até o próprio actor os esqueceu, como chegou a admitir publicamente. Outros nunca saíram da retina dos fãs, mesmo que já tenham passado há meio século.

Naquela que é apresentada na Internet como “a única página pessoal de fãs de Robert Vaughn autorizada pelo próprio” são muitos os “Soloólicos” que lhe prestam homenagem. A noticia da sua morte foi dada pelo agente de Vaughn, Matthew Sullivan.

David McCallun, que encarnava a personagem de Illyia Kuryakin e fazia dupla com Solo nos agentes da U.N.C.L.E., afirmou-se “devastado com a notícia”. “Trabalhei ao lado de Robert durante tantos anos que perdê-lo é como perder uma parte mim. Ele foi um excelente ser humano. Apreciei cada dia que trabalhei com ele”, afirmou.

Outros filmes em que a presença de Vaughn foi muito apreciada foram, por exemplo, Bullit e a Torre do Inferno, ambos protagonizados por Steve McQueen, ou o seu papel de vilão no terceiro filme da saga Super-homem. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários