A selfie que uniu as duas Coreias é "exemplo do espírito olímpico"

As duas ginastas foram louvadas por incorporarem o espírito dos Jogos Olímpicos e tirarem uma fotografia juntas, apesar do clima de tensão entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

Foto
As duas atletas competiram no domingo DYLAN MARTINEZ/Reuters

Durou apenas alguns momentos, mas aconteceu: as duas Coreias uniram-se para tirar uma fotografia. A imagem podia ser só mais uma selfie, mas a tensão política que se tem intensificado durante os últimos meses entre os dois países torna o momento mais do que isso.

As duas ginastas, Lee Eun-ju da Coreia do Sul e Hong Un-jong da Coreia do Norte fizeram uma pausa e esqueceram as hostilidades entre os dois países, lembrando as tréguas sagradas da Grécia Antiga, que impunham a interrupção dos conflitos bélicos em prol da competição nos Jogos Olímpicos.

Em Julho deste ano, a Coreia do Sul instalou um sistema anti-míssil usado apenas como uma protecção contra os avanços da Coreia do Norte - que recentemente lançou um míssil de médio alcance e no início deste ano fez um teste nuclear.

“É por isto que fazemos os Olímpicos” pode ler-se na descrição do tweet partilhado pelo politólogo norte-americano especializado em relações internacionais Ian Bremmer. A publicação foi partilhada mais de 20 mil vezes.

Alguns dos comentários assinalam a diferença entre este episódio e o protagonizado pelas equipas de Israel e Líbano, quando a equipa libanesa se recusou a viajar no mesmo autocarro que a equipa israelita no dia de abertura dos Jogos Olímpicos. Udi Gal, atleta da equipa israelita, relatou o momento na sua página de Facebook e conta que a equipa libanesa quis viajar em separado para “prevenir um acidente internacional”. 

As tensões também se têm registado entre os nadadores olímpicos que acusam os atletas chineses e russos de batoteiros.

Hong Un-jong foi a primeira ginasta a vencer uma medalha pela Coreia do Norte, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e é já considerada uma “veterana” nos Olímpicos. Já Lee Eun-ju, de 17 anos, estreia-se no Rio de Janeiro.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários