Partidos querem conhecer proposta de compra do Banif que o PÚBLICO revelou

A tentativa de adquirir o Banif por parte de um fundo de Hong Kong ,motivou um requerimento do BE, subscrito por PS, PSD e CDS

Foto
A arguida foi detida a 31 de Outubro de 2012, após um último assalto a uma dependência do Banif em Lisboa Catarina Oliveira Alves

Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, pediu para falar antes da ordem do dia, nesta audição da Comissão de Inquérito ao Banif ao presidente da Comissão de mercado de valores Mobiliários (CMVM), Carlos tavares.

Mortágua anunciou a apresentação de um requerimento para exigir ao Banif que envie aos deputados a proposta completa para a compra daquele banco, formulada em Maio de 2015. De seguida, quase todos os partidos se associaram a este pedido. O PS, o PSD e o CDS disseram subscrever o requerimento de Mortágua.

Como o PÚBLICO hoje noticiou, em Maio de 2015 o Governo de Passos Coelho não deu sequência a uma oferta da Ample Harvest Investment Capital (e recusou, então, abrir concurso público) que admitia pagar 700 milhões de euros pelas acções do Estado no Banif, o que se traduziria numa perda de 15% para os contribuintes que, na altura, tinham verbas em risco de 825 milhões.

Sete meses volvidos, o banco acabaria por ser alvo de uma resolução pelo actual executivo com um prejuízo para o Tesouro que pode chegar a 3000 milhões.

A proposta nunca foi referida, durante as duas semanas de audições da Comissão. E não consta do espólio documental dos deputados.

Sugerir correcção
Comentar