Estudantes pedem maior atenção para abandono do superior
Dia do Estudante é assinalado na quinta-feira com a apresentação ao Governo de um Guia de Boas Práticas para combater o problema, com custos reduzidos
Os estudantes do ensino superior reuniram um conjunto de medidas de combate ao abandono escolar num Guia de Boas Práticas que vão entregar ao Governo na próxima quinta-feira, quando se assinala o Dia do Estudante. “É preciso sensibilizar mais o governo e as instituições para este problema”, resume o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Daniel Freitas.
Há respostas “simples” a este problema que podem ser dadas “sem grandes custos”, sublinha Freitas. O presidente da FAP entende que, apesar dos esforços que têm sido feitos nos últimos anos pelos estudantes para chamar a atenção para a situação, o abandono do ensino superior continua a ser “um dos grandes flagelos” que afecta o sector. O Guia será apresentado à secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na quinta-feira, e, nas semanas seguintes, às instituições de ensino superior.
O programa das comemorações do Dia do Estudante foi apresentado esta segunda-feira. As associações académicas aproveitaram a ocasião para lançar uma campanha de combate ao abandono escolar, em que vão envolver-se até ao final do ano. O programa “Não desistas” cria uma única linha de apoio a que os alunos podem recorrer sempre que estejam a passar por algum dos problemas que mais contribuem para o abandono escolar, sejam dificuldades económicas, problemas académicos ou dificuldades de adaptação ao curso ou à instituição que frequentam.
Ao contrário dos anos anteriores, o Dia do Estudante não vai ser comemorado nas instituições de ensino superior no dia 24 de Março, uma vez que os alunos se encontram a gozar um período de férias que coincide com a época de Páscoa. Por isso, a data será apenas assinalada nas instituições na próxima segunda-feira, quando aos alunos regressarem às aulas, com uma campanha que terá como tema também o combate ao abandono escolar.