Estudantes pedem maior atenção para abandono do superior

Dia do Estudante é assinalado na quinta-feira com a apresentação ao Governo de um Guia de Boas Práticas para combater o problema, com custos reduzidos

Foto
Daniel Rocha/ Arquivo

Os estudantes do ensino superior reuniram um conjunto de medidas de combate ao abandono escolar num Guia de Boas Práticas que vão entregar ao Governo na próxima quinta-feira, quando se assinala o Dia do Estudante. “É preciso sensibilizar mais o governo e as instituições para este problema”, resume o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Daniel Freitas.

Há respostas “simples” a este problema que podem ser dadas “sem grandes custos”, sublinha Freitas. O presidente da FAP entende que, apesar dos esforços que têm sido feitos nos últimos anos pelos estudantes para chamar a atenção para a situação, o abandono do ensino superior continua a ser “um dos grandes flagelos” que afecta o sector. O Guia será apresentado à secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na quinta-feira, e, nas semanas seguintes, às instituições de ensino superior.

O programa das comemorações do Dia do Estudante foi apresentado esta segunda-feira. As associações académicas aproveitaram a ocasião para lançar uma campanha de combate ao abandono escolar, em que vão envolver-se até ao final do ano. O programa “Não desistas” cria uma única linha de apoio a que os alunos podem recorrer sempre que estejam a passar por algum dos problemas que mais contribuem para o abandono escolar, sejam dificuldades económicas, problemas académicos ou dificuldades de adaptação ao curso ou à instituição que frequentam.

Ao contrário dos anos anteriores, o Dia do Estudante não vai ser comemorado nas instituições de ensino superior no dia 24 de Março, uma vez que os alunos se encontram a gozar um período de férias que coincide com a época de Páscoa. Por isso, a data será apenas assinalada nas instituições na próxima segunda-feira, quando aos alunos regressarem às aulas, com uma campanha que terá como tema também o combate ao abandono escolar. 

Sugerir correcção
Comentar