Mazda chama à revisão 1,9 milhões de carros por problema no airbag

Falhas no airbag fazem com o dispositivo de segurança se possa abrir com demasiada força.

Foto
Os automóveis foram fabricados entre 2006 e 2014 JACKY NAEGELEN/Reuters

O fabricante automóvel japonês Mazda Motor anunciou hoje a chamada a revisão de 1,9 milhões de automóveis em todo o mundo, dos quais 210 mil no Japão, devido aos 'airbags' defeituosos produzidos pela empresa nipónica Takata.

Os seis modelos afectados foram fabricados entre 2006 e 2014, e entre eles figura o Mazda 6 (conhecido no Japão e em outros países asiáticos como Atenza), o camião comercial Titan e o utilitário Bongo.

Esta nova chamada à revisão soma-se aos milhões de viaturas que foram obrigados a voltar às oficinas em todo o mundo devido a uma falha técnica detectada nos airbags da Takata, um problema que, aliás, levou as autoridades a impor à empresa uma multa milionária.

Além da Mazda, outros fabricantes como a Toyota, Nissan, Mitsubishi, Subaru, Honda, Ford, o Grupo Chrysler ou BMW, anunciaram chamadas à revisão dos seus veículos devido a esse defeito.

As falhas nos infladores (o encapsulado metálico em que se aloja o airbag) fazem com que o dispositivo de segurança se possa abrir com demasiada força ao ponto de projectar fragmentos. Este defeito foi relacionado com a morte de pelo menos oito pessoas nos Estados Unidos e na Malásia.

Sugerir correcção
Comentar