Facebook permite acesso ao feed de notícias em modo offline

Os utilizadores passam a poder fazer comentários mesmo sem acesso à Internet, que serão publicados assim que seja estabelecida ligação à web.

Foto
Modelo de negócio do facebook gera dúvidas REUTERS/Thomas Hodel

O Facebook não quer que uma fraca ligação à Internet ou um momento de corte de acesso ao online seja motivo para os seus utilizadores deixarem de aceder ao seu feed de notícias. Por isso, está a testar formas de, através da sua app, o acesso ser possível independentemente do aparelho utilizado e das condições da ligação à web.

“Como próximo passo para melhorar as experiências das pessoas em ligações de Internet mais lentas, estamos a desenvolver várias mudanças que vão de forma mais eficiente mostrar histórias relevantes no feed de notícias quando existe uma ligação lenta e vamos permitir a composição de comentários a posts quando se está offline”, escreve o Facebook num post publicado no seu blogue.

Numa situação de falhas de acesso à Internet ou de nenhum acesso de todo, os utilizadores da rede social têm que aguardar que os posts que foram colocados no seu feed de notícias sejam descarregados uma vez estabelecida a ligação online.

Quando for restabelecida a ligação, o feed de notícias do utilizador recebe automaticamente as novas histórias a partir do servidor do Facebook, que serão mostradas como o seriam numa situação normal. Quando se retoma o acesso online, a app da rede social tem em consideração os posts que já foram descarregados mas ainda não foram vistos pelo utilizador e classifica-os como novas histórias quando o feed de notícias for actualizado com base no seu algoritmo de relevância.

Até aqui, os utilizadores do Facebook já podiam fazer “gosto” ou partilhar posts se estivessem em modo offline, mas a partir de agora podem fazer comentários para que sejam publicados assim que o acesso online seja estabelecido.

“Estas alterações vão ajudar quem tem uma ligação pobre à Internet - mesmo aqueles cuja conectividade da rede é geralmente boa, mas que têm ligações intermitentes em lugares como o metro e túneis, ou em grandes eventos”, observa o Facebook, indicando que estas mudanças vão ser disponibilizadas aos utilizadores de forma gradual e lenta.

Sugerir correcção
Comentar