Morte de duas crianças nos EUA leva Ikea a fazer alerta de segurança

Cómodas Malm são vendidas em Portugal. Empresa diz que alerta foi feito no âmbito de uma campanha de segurança em parceria com a comissão de defesa do consumidor norte-americana.

Foto
Exemplo de algumas das cómodas Malm vendidas pelo Ikea Ikea

Duas crianças morreram nos Estados Unidos em acidentes relacionados com cómodas da linha Malm, uma das mais vendidas do mundo pelo Ikea, e que se encontram também disponíveis em Portugal. A comissão norte-americana de defesa do consumidor alertou para os perigos que representam os móveis quando não fixos às paredes. O Ikea não vai recolher as cómodas mas dar gratuitamente um kit para tornar o móvel seguro.

A comissão, citada pela imprensa norte-americana, indicou que uma das mortes ocorreu em Fevereiro de 2014 na Pensilvânia, quando uma cómoda de seis gavetas Malm caiu sobre um menino de dois anos. Quatro meses depois, um acidente idêntico foi registado em Washington. Uma criança de 23 meses morreu quando uma cómoda de três gavetas caiu sobre ela.

Após os dois casos, a comissão norte-americana aconselha os consumidores a não utilizarem produtos Malm, nomeadamente os que têm mais de 60 centímetros de altura no caso de serem crianças a usá-los e mais de 75 centímetros no caso dos adultos, até que estes sejam presos à parede.

O Ikea não está a fazer a recolha das cómodas mas antes a entregar kits gratuitamente a perto de 27 milhões de pessoas, nos quais existem todas as peças necessárias para fixar os móveis à parede. Os kits serão entregues aos consumidores que tiverem adquirido móveis com as duas alturas específicas, incluindo sete milhões de cómodas Malm.

Ao PÚBLICO, o departamento de comunicação do Ikea Portugal explicou que o alerta da comissão de defesa do consumidor dos Estados Unidos surge no âmbito da campanha Secure It lançada em parceria com várias empresas, entre elas o Ikea, sobre as boas práticas que os consumidores devem ter quando adquirem um móvel, desde a sua montagem à segurança na sua utilização.

O departamento de comunicação indicou que a campanha lançada nos Estados Unidos não vai ser feita em Portugal, nem haverá recolha de qualquer cómoda Malm. Segundo a mesma fonte, serão oferecidos kits para a fixação dos móveis, um "procedimento habitual" na empresa. "Os consumidores podem pedir gratuitamente os kits no balcão de apoio ao cliente nas nossas lojas sempre que a embalagem original do produto não o tenha ou se considerarem que o produto será mais seguro se estiver fixado à parede, por exemplo", indica a mesma fonte.

O Ikea sublinha ainda que nas instruções de montagem dos seus produtos com determinadas alturas indica que é sempre aconselhada a fixação dos móveis à parede. "Lament

As cómodas Malm são vendidas pelo Ikea desde 2002, e têm um custo entre 35 e 169 euros em Portugal. A comissão de segurança dos EUA e o Ikea confirmaram que houve até agora 14 casos relacionados com a queda de cómodas desta linha, dos quais resultaram ferimentos em quatro pessoas. Desde 1989 foram registadas outras três mortes relacionadas com produtos da empresa sueca, além dos casos do ano passado.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários