Túnel do Marão com tecnologia inteligente para detectar incidentes

Foto
Paulo Pimenta

O Túnel do Marão, o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, vai dispor de tecnologia que permite a detecção automática de incidentes, o reconhecimento de matrículas e o controlo de mercadorias perigosas, anunciou a empresa construtora Teixeira Duarte esta segunda-feira.

A Teixeira Duarte, que ganhou através de consórcio de duas das suas subsidiárias as obras de concepção e construção do Túnel do Marão, disse que adjudicou à multinacional Indra a instalação dos sistemas inteligentes de tráfego, controlo e comunicações do túnel de seis quilómetros, que está inserido na auto-estrada do Marão, entre Amarante e Vila Real.

O centro de controlo do Túnel do Marão vai ficar equipado com a solução de gestão integrada Horus.

A solução inclui "um avançado sistema de vídeo vigilância com detecção automática de incidentes, baseado em visão artificial", que "facilitará a reacção imediata perante eventos que possam colocar em risco a segurança dos utilizadores ou a circulação na via".

A solução também incorpora um "sistema de controlo de mercadorias perigosas através de vídeo vigilância e algoritmos de reconhecimento de matrículas".

Esta tecnologia permite aos operadores controlar em permanência "o estado da via e dispor de informação em tempo real para a tomada de decisões".

"O elevado nível de automatização das operações facilitará a gestão rápida e precisa de tudo o que ocorrer no túnel, tanto no que se refere à gestão quotidiana como a situações de emergência", explicou a empresa em comunicado.

Além disso, será possível proporcionar aos "condutores informação em tempo real e uma maior segurança e qualidade do serviço, contribuindo para reduzir o risco de incidentes e optimizando a utilização dos recursos durante a assistência aos mesmos".

A Indra também vai introduzir a solução Horus no centro de controlo da linha dois do Metro de Mashad, no Irão, estando já a implementar esta tecnologia nos 12 túneis rodoviários da cidade de Londres, Inglaterra, e na auto-estrada Bogotá-Villavicencio, na Colômbia.

A auto-estrada do Marão deverá ligar a A4 (Porto/ Amarante) à auto-estrada Transmontana (Vila Real/ Bragança) a partir do primeiro trimestre de 2016.

Sugerir correcção
Comentar