Prince dará um concerto pela paz em Baltimore e vamos poder ouvi-lo online

Primeiro, o músico lançou Baltimore, a canção com que reagiu à morte do jovem afro-americano Freddie Gray às mãos da polícia. Este domingo, fará dela o mote para um concerto na cidade.

Foto
Prince será acompanhado no concerto pelas 3rd Eyed Girl, a banda que o tem acompanhado ultimamente DR

Dia 30 de Abril, no final de uma jam session nos seus estúdios Paisley Park Studios, em Minneapolis, Prince decidiu tomar posição. Freddie Gray, o jovem afro-americano caído em coma enquanto sob custódia policial, morrera onze dias antes e os protestos da população de Baltimore, motivados por mais uma morte de um membro da comunidade negra às mãos da polícia, não tardou. Nesse dia 30 de Abril, Prince gravou Baltimore, canção que é a sua resposta ao momento de turbulência nos Estados Unidos.

Não só a canção foi disponibilizada online no Soundcloud do cantor como será o mote para o concerto que Prince levará este domingo à cidade que lhe dá título. Não será, como se compreende, um concerto banal. Rally for Peace (Comício pela Paz), chama-lhe o autor de 1999, espírito que a canção, uma peça pop luminosa, ecoa: “Does anybody hear us pray? / For Michael Brown of Freddie Gray / Peace is more than the absence of war” (“Alguém nos ouve rezar? / Por Michael Brown ou Freddie Gray / Paz é mais que a ausência de guerra”), canta Prince antes de à sua voz se juntar a de Eryn Allen Kane para, em coro, entoarem as palavras de ordem “If there ain’t no justice / then there ain’t no peace” (“Se não houver justiça / Então não haverá paz”).

O concerto será transmitido gratuitamente no serviço de streaming Tidal, recentemente lançado por Jay-Z. Em comunicado, a empresa afirmou que a actuação pretende ser “um catalisador para um momento de pausa e reflexão na sequência da explosão de violência que tomou conta de Baltimore e de outras zonas dos Estados Unidos”. Marcado para as 20h (1h em Portugal), o concerto em que Prince será acompanhada pelas 3rd Eyed Girl, a banda com que se tem apresentado ultimamente, terá a duração de uma hora.

Sugerir correcção
Comentar