Sonae Indústria alienou mais uma das fábricas que tinha venda

Resta apenas vender uma unidade em França, mercado de onde a empresa portuguesa sai em definitivo.

Foto
Grupo Sonae, liderado por Paulo Azevedo, anuncia entrada da Zippy em novo mercado Paulo Ricca

A Sonae Indústria informou esta quarta-feira a celebração de um acordo relativo à alienação do negócio desenvolvido na unidade de Betanzos, localizada em Espanha, o qual inclui a transferência dos trabalhadores afectos à unidade produtiva.

A unidade agora alienada integrava um pacote de três fábricas que a empresa colocou à venda este ano. Com a alienação de uma fábrica em França na semana passada, e esta agora em Espanha, resta mais uma, também em França, país de onde a Sonae indústria sai totalmente.

De acordo com a informação enviada pela empresa do Universo do empresário Belmiro de Azevedo, o acordo contempla o arrendamento do imóvel onde se encontra instalada a unidade industrial, propriedade de outra sociedade participada indirecta da Sonae Indústria.

“Estima-se que a presente transacção tenha um impacto neutral nos capitais próprios consolidados da Sonae Indústria”, adianta o comunicado, que acrescenta ainda que a concretização da operação em causa está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, principalmente relacionadas com a transferência de autorizações administrativas, prevendo-se que esteja concluída no decorrer das próximas semanas.

Fonte oficial da Sonae Indústria adianta que “esta operação demonstra a capacidade de execução da Sonae Indústria, que continua a desenvolver com sucesso o projecto anunciado ao mercado de optimização da sua estrutura produtiva”.

“A nossa estratégia prevê um reforço nas unidades com maiores níveis de eficiência, capazes de responder aos desafios do mercado e gerar valor acrescentado com base na qualidade e inovação. Nesse sentido, no último ano investimos 23 milhões de euros nas fábricas de Oliveira do Hospital, em Portugal, e Nettgau, na Alemanha”, adianta a fonte.

Com a alienação agora concretizada, a Sonae Indústria passou a ter 19 fábricas espalhadas por Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul e Canadá. Em 2014, a empresa facturou 1015 milhões de euros, e apresentou prejuízos de 116 milhões de euros. Rosa Soares

 

Sugerir correcção
Comentar