Publicitados descontos ginecológicos em clínica de dentista

Reguladora da saúde manda que publicidade da Groupon cesse imediatamente.

Foto

Na plataforma de compras em grupo Groupon, em publicidade a uma clínica de Lisboa prometiam-se descontos da ordem dos 70% e “consultas e procedimentos ginecológicos baratos” a clientes interessados em comprar online os seus serviços. O problema é que um dos médicos que surge neste anúncio é dentista, o que motivou uma denúncia do colégio da especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Considerando que a informação veiculada na plataforma Groupon à clínica Pedro Montargil & Inês Montargil - Chiado não é “completa, verdadeira, inteligível”, a ERS manda agora (a queixa foi apresentada em Maio de 2014) que esta campanha publicitária cesse “imediatamente”, numa deliberação divulgada esta terça-feira.

Razão? A forma como a informação sobre estes descontos é colocada no sítio electrónico da Groupon “transmite a ideia da possibilidade de recurso aos serviços da D. Inês Montargil”, que é médica dentista e “não realiza quaisquer consultas e exames de ginecologia e obstetrícia”, explica a ERS. Quem é ginecologia é Pedro Montargil, percebe-se depois.

A reguladora detectou um problema suplementar na campanha publicitária: “Não informa que se trata de descontos apenas aplicáveis nas primeiras consultas e não nas consultas subsequentes”.

As empresas em questão, delibera assim a ERS, “devem garantir que a divulgação de toda e qualquer mensagem publicitária alusiva a serviços de saúde por si prestados não induza em erro os utentes”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários